Folha de S. Paulo


Análise: Terror assusta, mas ainda está longe dos dados dos anos 1970

A sombra deixada pelo ataque de 11 de Setembro significa que todo incidente dessa ordem tende a ser retratado como novo episódio em uma era distinta, e apavorante, de terrorismo nos EUA.

Mas será que isso de fato se enquadra ao registro histórico?

Coloquemos Boston no contexto da história dos ataques terroristas em solo norte-americano nos últimos 40 anos. Um gráfico que tenta explicar a tendência, criado pela Universidade de Maryland, registra o número de ataques terroristas realizados nos Estados dos EUA.

Percebemos que nenhum ano se aproxima dos quase 500 ataques terroristas ocorridos em 1970. Na realidade, apenas dois outros anos ultrapassam os 100 ataques, e ambos também são parte da década de 70. Mas tal gráfico não conta a história toda.

Primeiro, a maioria dos ataques terroristas ocorre em grandes áreas metropolitanas. Segundo, ao longo da década passada, muito poucos ataques aconteceram na porção central do país.

Terceiro, os ataques terroristas são mais prováveis em regiões de alta criminalidade. Quarto, os atentados tendem a ocorrer em regiões de maior diversidade étnica.

Infelizmente, a maioria desses fatores tende a tornar os eventos transcorridos em Boston previsíveis ou prováveis, em comparação com outros locais.

Talvez a única característica que não se enquadra ao padrão é que o ataque tenha ocorrido em um evento esportivo, em lugar de ter como alvo um edifício governamental ou uma empresa, o que é algo novo e incomum.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: