Folha de S. Paulo


Rebeldes do Cáucaso do Norte negam envolvimento em atentado em Boston

Os rebeldes do Cáucaso do Norte negaram neste domingo (21) qualquer envolvimento no atentado que matou 3 pessoas e feriu mais de 170 na maratona de Boston, na segunda-feira (15), pelo qual foram acusados dois irmãos de origem tchechena residentes nos Estados Unidos.

FBI mantém investigação de atentado após prisão
Viagem de suspeito à Rússia pode ser chave
FBI interrogou em 2011 o irmão mais velho
Obama adverte que 'há questões sem resposta'

"O comando de Vilayat Dagestan Muyahidin declara que os combatentes do Cáucaso não executam nenhuma ação militar contra os Estados Unidos", afirmou a organização em um comunicado oficial publicado no site Kavkacenter.com.

"Apenas combatemos a Rússia, que não apenas é responsável pela ocupação do Cáucaso, mas também por crimes monstruosos contra os muçulmanos", disse o grupo rebelde.

A imprensa americana afirma que o FBI (polícia federal norte-americana) está investigando os possíveis vínculos entre os dois suspeitos --os irmãos Djokhar e Tamerlan Tsarnaev-- e o movimento do Emirado do Cáucaso, liderado por Doku Umarov.

Segundo a imprensa, autoridades americanas estão interessadas particularmente no Vilayat Dagestan, um braço do grupo de Umarov.

O Daguestão é uma república vizinha da Tchechênia, com uma grande comunidade da minoria tchechena, e uma das regiões mais violentas da Rússia --desde o fim da última das duas guerras da Tchechênia, há quase uma década.

INVESTIGAÇÃO RUSSA

Autoridades russas informaram que estão investigando um possível vínculo dos dois irmãos com os rebeldes, mas até o momento não encontraram nenhuma prova.

"No momento, não temos nenhuma informação confiável sobre o envolvimento dos irmãos Tsarnaev com o movimento do Emirado do Cáucaso", afirmou uma fonte dos serviços de segurança, que pediu anonimato, à agência de notícias Interfax.


Endereço da página:

Links no texto: