Folha de S. Paulo


Suspeitos não tinham mais ligação com Tchetchênia, dizem autoridades

Autoridades da Tchetchênia afirmaram que os dois suspeitos do atentado na maratona de Boston, que deixou três mortos e 176 feridos, não têm mais relações com o país há muitos anos.

Os acusados pela polícia americana são Tamerlan Tsarnaev, 26, que morreu durante uma perseguição policial iniciada na noite de ontem (18), e Dzhokhar Tsarnaev, 19, que continua sendo procurado.

As autoridades disseram à agência de notícias Interfax que a família Tsarnaev deixou o país há muítos anos para viver em outra região russa, depois moraram no Cazaquistão, e só então entraram nos Estados Unidos com permissão de residência.

"Os indivíduos que estamos falando não viveram na Tchetchênia quando eram adultos", afirmou um porta-voz do líder tchetcheno Ramzan Kadyrov.

Outras fontes citadas por agências de notícias russas dizem que a família dos suspeitos tem origens no Quirguistão, de onde eram refugiados, e teriam se mudado para os EUA em 2002.

"Dzhojar Tsarnaev estudou conosco. Seu irmão mais velho, Tamerlan, também esteve aqui durante um ano", disse o diretor de uma escola no Daguestão, república vizinha a Tchetchênia, onde eles teriam vivido por um tempo.

"Se me lembro bem, tinham duas irmãs e abandonaram a república em 2002", acrescentou o diretor.

PERSEGUIÇÃO

A caçada aos suspeitos começou na noite de quinta-feira, após dois crimes que aconteceram em um intervalo de menos de uma hora. Por volta das 22h30 (23h30 em Brasília), o segurança Sean Collier, 26, foi morto em um campus do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês).

Em seguida, a polícia recebeu a informação de que uma camionete foi roubada na mesma região.

A rede de televisão NBC informou que conversou com o motorista e este disse que passou por um sequestro relâmpago e liberado em um posto de gasolina. A vítima disse que os dois criminosos que o abordaram eram os responsáveis pelo atentado na maratona.

Minutos depois, a polícia localizou o carro roubado e começou uma troca de tiros com os suspeitos. Os agentes afirmam que durante o tiroteio foram jogados "elementos explosivos" contra a polícia. Testemunhas dizem que os artefatos pareciam granadas, embora outras afirmam que viram bombas feitas com panelas de pressão.

Durante a troca de tiros, o agente de trânsito Richard Donohue, 33, que fazia a segurança de uma estação de metrô, foi baleado e gravemente ferido. Ele foi internado em estado grave com ferimentos graves na perna e precisou de transfusão de sangue.

Ainda não está claro como Tamerlan Tsarnaev, 26, foi morto durante a perseguição. Agentes da polícia dizem que ele portava cintos de explosivos, mas os médicos disseram que ele também tinha marcas de bala no corpo. Não se sabe se ele morreu em tiroteio ou após a explosão das bombas.

Após a ação, o segundo suspeito, Dzhokhar Tsarnaev, 19, furou o bloqueio da polícia e está foragido até agora. Não há informações precisas sobre de que forma ele fugiu, como ele saiu do local e a trajetória do suspeito nas últimas horas.

No final da manhã, os policiais encontraram uma camionete vazia em Watertown, próximo à região onde policiais fazem cerco para encontrar o suspeito foragido. Os dois acusados, que a polícia acreditam que sejam irmãos, eram de origem tchetchena e viviam nos Estados Unidos legalmente.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: