Folha de S. Paulo


Análise: Cobertura foge da especulação e se recupera. Twitter, nem tanto

Depois de quatro dias acumulando erros grosseiros na televisão e nos tabloides americanos, a cobertura reagiu, na madrugada e na manhã de sexta-feira.

Os canais de notícias CNN e MSNBC estão mais cautelosos, cortando analistas que se excedem em especulação; procurando se concentrar em entrevistas e relatos; e evitando mencionar perfis digitais, por exemplo, de Twitter e Amazon, sem confirmação prévia.

O maior cuidado com as fontes de onde saem as informações é efeito direto da capa do "New York Post" de quinta (18), que apontou dois inocentes como suspeitos --a partir de posts que viu no agregador social de notícias Reddit e no Twitter.

Na madrugada, a cobertura avançou lenta e cuidadosamente, com as primeiras informações, como a morte de um policial, sendo tratadas como locais. Mas logo vieram as perseguições, o noticiário cresceu e o "Boston Globe" postou serem os suspeitos do ataque à maratona.

Na MSNBC, o âncora Pete Williams, já muito elogiado nos últimos dias por ter evitado especulações, em contraste direto com John King, da CNN, apresentou em primeira mão informações como o fato de serem dois irmãos, a morte de um deles, seus nomes etc.

Enquanto isso, via Twitter ou Reddit, sobrava informação, inclusive de jornalistas, mas também especulação e irresponsabilidade.

Foi por lá que apareceram fotos de atiradores da polícia postados no alto de uma casa, entre incontáveis outras, e relatos e vídeos com os tiroteios da madrugada. Mas também foi lá que ganhou asas o falso perfil de um dos fugitivos, supostamente ameaçando matar policiais.

Pior, foi via Twitter que se disseminaram os links com o áudio ao vivo da polícia de Boston, que transformou a perseguição definitivamente em novela digital e expôs os policiais ao escrutínio on-line --e ao fugitivo. A polícia conseguiu tirar do ar boa parte dos links, no final da manhã.


Endereço da página:

Links no texto: