Folha de S. Paulo


Musharraf, ex-presidente do Paquistão, está em prisão domiciliar, confirma porta-voz

O ex-presidente do Paquistão Pervez Musharraf, foi colocado sob prisão domiciliar, confirmou sua porta-voz nesta quinta (18), segundo a CNN.

Mais cedo, o governo do país afirmou que iria acatar a ordem do Tribunal Superior de Islamabad, que determinou sua detenção, segundo o ministro interino da Informação.

Musharraf saiu do tribunal de Islamabad, a capital do país, logo após o juiz ter rejeitado seu pedido de extensão de sua fiança em um processo que enfrente desde 2007.

Ele é acusado de violar a Constituição do país por ter destituído juízes naquele ano, ainda como presidente (1999-2008). Sob um forte esquema de segurança privada, Musharraf seguiu para uma residência em Chak Shazad, nos arredores de Islamabad, seguido pela polícia.

Representantes do ex-presidente classificaram a decisão de "ativismo judicial aparenteente motivado por vingança pessoal", afirmando que apelarão à Suprema Corte para revertê-la.

CANDIDATO REJEITADO

A derrota judicial desta quinta-feira se soma ao revés sofrido por Musharraf após ter sido desqualificado das eleições de maio, uma vez que os tribunais eleitorais não o consideram apto para participar do pleito devido a seus problemas com a Justiça.

O ex-presidente cedeu o poder em 2008 por não poder controlar a pujante oposição interna e saiu do país em 2009 para evitar a ação dos tribunais. Ele viveu em auto-exílio em Londres e Dubai a partir de então.

Quando retornou ao país, teve de enfrentar os diversos processos pendentes, entre eles o que hoje lhe valeu a ordem de detenção e outro na Suprema Corte em relação a uma acusação de alta traição por violar a Constituição.

Além disso, o ex-general é acusado de envolvimento nos assassinatos, em 2006, de um líder nacionalista da região do Baluchistão, Nawab Akbar Bugti, e, em 2007, da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto.

Musharraf, que vive em meio a fortes medidas de segurança devido às ameaças do grupo armado Taleban, está proibido de sair do Paquistão por causa dos processos abertos contra ele.


Endereço da página: