Folha de S. Paulo


Análise: Obama corre o risco de perder sua carteirinha de 'durão'

O presidente Barack Obama precisou comandar a operação que matou o terrorista Osama bin Laden, em maio de 2011, para finalmente se livrar da pecha de liberal leniente com terrorismo.

Mas agora Obama corre o risco de perder sua carteirinha do clube dos "durões em segurança nacional".

Quanto mais tempo demorar para o governo americano apresentar pistas concretas sobre quem cometeu --além de como e por que-- o atentado na maratona de Boston, mais Obama se arrisca a virar vidraça.

O líder da minoria republicana no Senado, Mitch McConnell, já veio a público dizer que "a complacência que vigorava antes dos atentados de 11 de setembro voltou".

Até agora, Obama seguiu direitinho o script de como reagir a ataques terroristas: foi à TV e jurou que vai encontrar e punir rigorosamente os culpados e demonstrou solidariedade com as vítimas.

Bem diferente do olhar aparvalhado de George W Bush ao ouvir de um assessor sobre os ataques às Torres Gêmeas, reação patética eternizada em vídeo.

Mas Obama admite: não tem a menor ideia se o atentado foi cometido por um estrangeiro ou por um cidadão americano, um grupo ou um indivíduo.

Essa incerteza é terreno fértil para ataques partidários dos republicanos e desvarios dos milhares de adeptos de teorias de conspiração espalhados pelo país --alguns já falam que o FBI estava por trás do ataque, uma suposta trama para fortalecer o "Estado policial" nos Estados Unidos.

Obama está, portanto, em posição frágil.

Mas os republicanos não deveriam embarcar em um momento Schadenfreude. Não se sabe se o autor veio das hostes mais radicais da direita americana, de onde saíram extremistas antigoverno como Tim McVeigh, autor do ataque em Oklahoma que deixou 168 mortos, em 1995.


Endereço da página: