Folha de S. Paulo


Prova de Boston é a mais tradicional do gênero

A maratona de Boston é a mais tradicional prova do gênero no mundo. Nasceu menos de um ano depois da primeira Olimpíada de nossa era, realizada em 1896, na Grécia, quando esse tipo de corrida longa fez seu debute oficial.

Na primeira edição, em 19 de abril de 1897, houve apenas 18 inscritos; 15 deles efetivamente participaram da prova e dez chegaram ao final.

O vencedor foi John J. McDermott, de Nova York, que completou em 2h55min10 o percurso de pouco mais de 39 km ""hoje o trajeto é de 42.195 metros, distância oficial da maratona, estabelecida em definitivo em 1921.

A maratona de Boston também nasceu como uma festa cívica, realizada sempre no Dia dos Patriotas, que lembra as batalhas de Lexington e Concord, as primeiras da Guerra da Independência dos Estados Unidos. A partir de 1969, o feriado e a prova passaram a ser na terceira segunda-feira de abril.

Editoria de arte/Folhapress

Na década de 1960, ela foi um dos palcos da luta das mulheres pela igualdade. Conservadora, proibia a participação feminina. Em 1966, rejeitou a inscrição de Roberta "Bobbi" Gibb, alegando que mulheres só podiam competir em provas de até 2.500 metros (aproximadamente).

Ela não aceitou e, pouco depois do tiro da largada, juntou-se aos demais, tornando-se a primeira mulher a participar da maratona de Boston.

Em 1972, a prova passou a permitir a presença feminina --das nove inscritas, oito completaram.

Em 1970, os organizadores acrescentaram um novo ingrediente à mística da maratona de Boston: a exigência de tempo mínimo para que um candidato se inscrevesse na prova.

Hoje é uma das poucas maratonas do mundo que fazem essa exigência.

O que torna ainda mais impressionante a participação na prova: o limite de inscritos foi de 27 mil neste ano, em que foi disputada a 117ª edição.

Ao longo do percurso, há mais de 500 mil espectadores, e a prova distribui mais de US$ 800 mil (R$ 1,6 milhão) em prêmios.

Em 2011, foram registrados em Boston os dois melhores tempos da história. O queniano Geoffrey Mutai venceu com 2h03min02 e seu compatriota Moses Mosop chegou logo depois, em 2h03min06.

Apesar de os tempos serem quase um minuto mais rápidos do que o recorde mundial da época, não foram reconhecidos porque o percurso não atende a algumas exigências da IAAF, a Fifa do atletismo.

Na prova de ontem, os vencedores foram o etíope Lelisa Desisa, com 2h10min22, e a queniana Rita Jeptoo, com 2h26min25.

A maratona de Boston é uma das seis provas que integram o circuito World Marathon Majors, espécie de Copa do Mundo das maratonas. As outras são em Tóquio, Londres, Berlim, Chicago e Nova York.


Endereço da página: