Folha de S. Paulo


"Havia muitos amputados, sem ao menos uma perna", diz testemunha de explosão

Testemunhas das explosões que atingiram a linha de chegada da Maratona de Boston relatam que muitas pessoas tiveram as pernas extirpadas durante o possível atentado.

As explosões deixaram ao menos 2 mortos e 23 feridos, segundo a polícia local. Os primeiros colocados já haviam completado a corrida, mas muitos corredores ainda chegavam e diversos espectadores se encontravam no local.

Roupen Bastaijan, 35, um policial de Rhode Island que participava da maratona, havia acabado de cruzar a linha de chegada quando ouviu a explosão. "Comecei a correr em direção à explosão. Havia pessoas espalhadas pelo chão. Começamos a fazer torniquetes [nos feridos] e a amarrar pernas... [Havia] muitos amputados. Ao menos 25 ou 30 estavam sem ao menos uma perna, ou sem o tornozelo, ou sem as duas pernas", conta.

A Associated Press informou que as autoridades estavam ajudando atletas feridos a deixar o local e espectadores, muitos dos quais sangrando, estavam sendo levados para a tenda médica que o evento havia montado para atender aos corredores.

Mike Mitchell, um participante canadense que havia acabado de completar a prova, afirma que olhou para trás na altura da linha de chegada e viu uma "grande explosão". A fumaça subiu a 15 metros de altura, segundo o atleta.

A organização da prova tentou isolar a área. Segundo relatos no Twitter, corredores estavam usando uma avenida paralela à do traçado, a Commonwealth Avenue, para completar o percurso.

A corrida em Boston é a maratona anual mais antiga do mundo, tendo sido realizada pela primeira vez em 1897, e se encontra em sua 117ª edição. Ela acontece na terceira segunda-feira do mês de abril, no Patriot's Day (dia do patriota), um feriado estadual em Massachusetts.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: