Folha de S. Paulo


Papa Francisco nomeia novo arcebispo de Buenos Aires

Nomeado pelo papa novo arcebispo de Buenos Aires, Mario Aurelio Poli disse que, no posto, sua relação com a presidente argentina, Cristina Kirchner, será de "respeito e colaboração, mas com a devida distância e diferença".

Poli, 65, até agora bispo de Santa Rosa, província de La Pampa, assumirá como arcebispo em 20 de abril, ocupando o posto que foi de Jorge Bergoglio até 13 de março, quando ele foi eleito papa.

O bispo foi questionado pela imprensa sobre a relação com Cristina ao final da missa que celebrou em um presídio para menores de idade em Santa Rosa.

A declaração sobre "distância e diferença" em relação à Casa Rosada foi destacada pelos jornais argentinos críticos ao governo.

Remonta à má relação de Cristina com o então cardeal Jorge Bergoglio --agora substituída por troca de gestos públicos de amabilidade desde a escolha dele como papa.

Os veículos de comunicação ligados ao governo preferiram destacar outras declarações de Poli, na qual afirma que sue papel é "pastoral", e não político.

"O pastor não pode ter nenhuma bandeira, caso contrário perderia parte do nosso rebanho. Volto a dizer: os padres somos pastores. [...]. Não sou político, não quero criar falsas expectativas."

Poli nasceu em Buenos Aires em 29 de novembro de 1947 e estudou direito e ciências sociais na Universidade de Buenos Aires, onde se formou em serviço social.

Aos 22, entrou para o seminário metropolitano de Buenos Aires e foi ordenado sacerdote em 1978.

Assim como Francisco, de quem foi bispo auxiliar entre 2002 e 2008, Poli é conhecido por gestos de austeridade.

O novo arcebispo foi protagonista, em agosto de 2012, de um episódio que provocou repúdio social. Foi quando o sacerdote de sua diocese Jorge Hidalgo parabenizou pelo Facebook o ex-ditador Jorge Videla: "Não foram 30 mil [desaparecidos pela ditadura], nem foram inocentes. Feliz aniversário, general".

Uma semana depois, em carta, Poli disse que Hidalgo havia causado "grave dano à igreja" e "profundo pesar".


Endereço da página: