Folha de S. Paulo


Sou um grande pecador, disse argentino ao ser eleito papa

O Vaticano revelou nesta quinta-feira quais foram as primeiras palavras pronunciadas pelo papa Francisco quando soube que havia sido eleito pelos colegas para chefiar a Igreja Católica, no último dia 13.

"Sou um grande pecador, confiando na misericórdia e na paciência de Deus. No sofrimento, eu aceito", afirmou o argentino.

O fato foi revelado pelo cardeal Angelo Comastri, arcipreste da basílica de São Pedro, com a permissão de Francisco, em uma entrevista ao Centro Televisivo Vaticano (CTV).

O canal lançou nesta quinta o filme "Francisco", que aborda desde a renúncia do seu antecessor, Bento 16, até a escolha do argentino.

O documentário termina com imagens do encontro histórico entre Francisco e o papa emérito, no último dia 23, em Castel Gandolfo, a residência de verão dos papas, nos arredores de Roma.

Com duração de 50 minutos, "Francisco" será colocado à venda no próximo dia 2 de abril, em italiano.

PÁSCOA

Na manhã desta quinta, Francisco celebrou uma missa para cerca de 1.600 padres de Roma na qual pregou a respeito da importância de viver em humildade.

Mais tarde, ele celebrará o chamado Lava-Pés em um centro de reabilitação de jovens infratores, nos arredores de Roma. A cerimônia da Quinta-Feira Santa repete o gesto de Jesus de lavar os pés dos apóstolos na noite anterior à da sua morte.

NOMEAÇÃO

Francisco nomeou o bispo Mario Aurelio Poli, 65, como novo arcebispo de Buenos Aires, a arquidiocese que ele mesmo dirigiu até ser eleito papa.

Poli, até agora bispo de Santa Rosa, nasceu em Buenos Aires em 29 de novembro de 1947 e estudou direito e ciências sociais na Universidade de Buenos Aires, onde se formou em serviço social. Aos 22, ele entrou para o seminário metropolitano de Buenos Aires e foi ordenado sacerdote em 25 de novembro de 1978, incardinado na capital argentina.


Endereço da página:

Links no texto: