Folha de S. Paulo


Dilma afirma querer que papa Francisco visite Brasília

Depois de assistir à missa inaugural e de se reunir com o papa no Vaticano, a presidente Dilma Rousseff quer que Francisco venha à Brasília em julho.

O governo brasileiro ainda vai oficializar o convite para que o papa venha ao Palácio do Planalto, estendendo a visita que ele fará ao Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude. Francisco já disse à presidente que quer aproveitar para ir também a Aparecida (SP).

Nesta quinta-feira (21), o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) disse que Dilma aposta numa parceria mais efetiva do governo federal com a Igreja Católica para combater a miséria.

"A presidente ficou bem impressionada com disposição do papa em apoiar programas relativos ao combate da pobreza. Ela acredita numa parceria efetiva do governo com a Igreja na questão dos pobres", disse Carvalho. Não há ainda nenhum projeto ou plano nesse sentido.

Carvalho teve a oportunidade de dizer ao papa que é amigo de cardeal brasileiro dom Cláudio Hummes, que inspirou o novo chefe da Igreja Católica a escolher o nome Francisco. "É um 'tipaço'", disse o papa ao ministro.

Carvalho disse ainda que Dilma "ficou encantada" com a missa inaugural do papa e até cantarolou cantos gregorianos. Ex-seminarista e principal articulador do governo junto à Igreja Católica, Carvalho disse que auxiliou a presidente com latim durante a cerimônia.


Endereço da página: