Folha de S. Paulo


Papa Francisco recebe anel e realiza primeira missa no Vaticano

O papa Francisco recebeu às 9h46 locais (5h46 de Brasília) o anel de pescador de São Pedro. A entrega da joia, feita pelo cardeal decano Angelo Sodano, marca o inicio do 266º pontificado da Igreja Católica.

Eleito na última quarta-feira, o argentino Jorge Mario Bergoglio será o primeiro latino-americano à frente da Santa Sé.

Neste momento, ele reza sua missa inaugural na Praça São Pedro, no Vaticano, diante dos cardeais e de chefes religiosos e de Estado. A presidente Dilma Rousseff participa da celebração.

Antes da cerimônia, Francisco desfilou num papamóvel aberto, sem blindagem. Muito aplaudido, ele beijou crianças e chegou a descer do veiculo para cumprimentar um deficiente.

ANEL

O papa escolheu ainda seu anel de pescador --alusão à ocupação de são Pedro, o primeiro papa-- em prata folhado de dourado. O anel de Bento 16 e de vários outros pontífices eram fabricados principalmente em ouro.

"O papa ama uma certa espontaneidade", afirmou o porta-voz, em seu encontro regular com a imprensa. Ele aconselhou os jornalistas a não ficarem presos apenas ao texto da homilia que será distribuída antes da missa, já que Francisco tem improvisado nas falas.

Desde que foi escolhido, Francisco tem dado vários gestos de que fará uma papado com menos pompa e protocolo em relação a Bento 16. No dia em que foi escolhido, por exemplo, recusou a limusine para ir de ônibus da basílica aos seus aposentos, juntos com os cardeais.

Para a cerimônia de hoje, chamada oficialmente de "inauguração do ministério petrino do bispo de Roma", vieram 132 comitivas de países e organizações. Várias religiões cristãs enviaram representantes, além de muçulmanos, judeus e budistas.

Um dos chefes de Estado é o católico Mugabe, que está proibido de entrar na União Europeia, mas foi autorizado pela Itália porque se trata de uma cerimônia no Vaticano, um Estado independente.

Lombardi esclareceu ontem que o Vaticano não convida ninguém, mas que todos os chefes de Estado que queiram comparecer à missa são bem-vindos.

DIFERENTES ESTILOS

A escolha de um anel de prata não é a única diferença de estilo entre o papa Francisco e o papa emérito Bento 16.

Desde a primeira aparição pública, quando surgiu no balcão da praça de São Pedro, o novo papa exibiu um estilo mais sóbrio, com a batina, a capa e o solidéu predominantemente brancos.

A vestimenta destoa do vermelho vibrante e dourado usados por Bento 16 quando saiu para saudar pela primeira vez os fiéis, seguindo a tradição de muitos papas antes dele.

Outro detalhe que chamou a atenção na indumentária do novo pontífice foi sua cruz de ferro.

É a mesma que ele carrega desde que foi proclamado bispo de Buenos Aires. Segundo seus colaboradores, ele não a trocou quando passou a ser arcebispo e é possível que ele a mantenha durante seu pontificado.

Bento 16, ao contrário, seguiu a tradição e desde o dia em que assumiu o posto usou apenas cruzes de ouro, algumas delas muito ricamente adornadas.

Finalmente, outra diferença foi que os sapatos vermelhos utilizados por Bento 16 deixaram de ser usados pelo novo papa.

A cor vermelha foi uma antiga tradição do papado abandonada por João Paulo 2º e recuperada pelo papa emérito. O vermelho simboliza os mártires da igreja e o sangue de Jesus Cristo, e diziam que os de Bento 16 eram de uma marca de luxo.

O papa Francisco, nas aparições públicas que fez até agora, usou sapatos pretos, como João Paulo 2º.


Endereço da página:

Links no texto: