Folha de S. Paulo


Novo papa diz que cardeais o encontraram "no fim do mundo"

Em seu primeiro pronunciamento como papa, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, arcebispo de Buenos Aires, agradeceu as boas-vindas e disse sentir que os cardeais foram encontrá-lo "no fim do mundo".

Acompanhe ao vivo o evento no Vaticano
Sabíamos que seria difícil, diz irmão de Odilo
No Twitter, brincadeiras sobre a escolha
"Olé" compara papa a Maradona e Messi
Papa diz que o acharam "no fim do mundo"

"Vocês devem saber que o dever do conclave era dar um bispo para Roma. E parece que os cardeais foram encontrá-lo no fim do mundo. Obrigado pelas boas-vindas", foram suas primeiras palavras.

Depois, antes de oferecer suas bênçãos, ele pediu uma oração pelo agora papa emérito Bento 16.

"Agradeço a hospitalidade, a comunidade de Roma e antes de mais nada, eu queria fazer uma oração para o nosso bispo emérito Bento 16. Unidos, todos os juntos, para que o Senhor abençoe", disse o novo papa

"Eu abençoo vocês, mas peço um favor. Antes que o bispo abençoe o povo, peço que orem para que o Senhor me abençoe. Vamos fazer silêncio para esta oração de vocês", pediu.

Depois, o papa, que escolheu o nome Francisco, disse que o novo caminho da Igreja será traçado juntamente com o povo.

"Recomeçamos o caminho da igreja de Roma, bispo e o povo, de amizade, amor e confiança entre nós. Vamos orar sempre por nós, um pelo outro, porque somos todos irmãos", disse Bergoglio.

Finalmente, o papa pediu que rezem por ele e se despediu do povo que o saudava no Vaticano.

"Orem por mim e iremos nos encontrar em breve. Boa noite e um bom descanso a todos."

Ele é o primeiro papa latino-americano da história. É também a primeira vez que o cargo é entregue a um membro da Sociedade de Jesus.

Ele obteve ao menos 77 votos dos 115 cardeais de todo o mundo que participam desde terça-feira (12) do conclave, na Capela Sistina, no Vaticano.

Conforme a tradição, o resultado foi anunciado por meio da emissão de uma fumaça artificialmente colorida de branco, pela chaminé da Capela Sistina. Nos dias anteriores, quando os escrutínios terminaram sem um consenso, a fumaça expelida era de coloração preta. O resultado foi confirmado pelo som dos sinos da Basílica de São Pedro.

No cargo, ele sucede Bento 16, que renunciou no dia 11 de fevereiro, em uma atitude inédita em quase 600 anos.


Endereço da página:

Links no texto: