Folha de S. Paulo


Bento 16 segue conclave, mas não irá a missa de sucessor, diz Vaticano

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse nesta quarta-feira que o papa emérito Bento 16 segue "com atenção" o conclave, que está em seu segundo dia. Porém, o representante disse que a santidade não irá à primeira missa de seu sucessor.

Chances de dom Odilo rendem "15 minutos de fama" a turistas brasileiros
Em Roma não sabem batizar, me disse o futuro papa João Paulo 1º
Fumaça preta indica indecisão; cardeais voltam a votar à tarde
Análise: Escolha dos cardeais tende a escapar do pensamento racional
Ar secreto da igreja inspira ficção, diz autor de suspense

Em entrevista coletiva, Lombardi informou que o papa emérito viu a missa e e a entrada dos cardeais na Capela Sistina pela televisão e, nos intervalos da cerimônia, fez orações. O secretário de Bento 16, Georg Gaenswein, que continua sendo prefeito da Capela Sistina, participou da missa preliminar à votação.

Sobre o conclave, o porta-voz do Vaticano disse que alguns dos cardeais preferiram fazer de ônibus o caminho entre a residência de Santa Marta e a Capela Sistina, enquanto outros religiosos foram a pé.

Questionado sobre se o uso do veículo fere as leis eclesiásticas, ele afirmou que a normativa vigente permite usar "os meios a sua disposição", o que incluiria veículos automotores. Em 2005, houve a permissão para que o ônibus fosse usado apenas em parte do caminho, sendo que o resto deveria ser seguido a pé.

Também foi divulgada a ficha de votação usada pelos cardeais. A cédula tem o tamanho de 12x14, aproximadamente o mesmo de metade de uma folha de papel ofício, com o dizer em latim "Eligo en Summun Pontificen" e uma linha preta para colocar o nome do escolhido.

HIPÓTESE

Federico Lombardi ainda disse que não era esperado que o papa fosse selecionado nas primeiras sessões, no fim da tarde de terça (12). Ele lembrou que a única exceção à regra foi escolha do papa Pio 12, em 2 de março de 1939, eleito no primeiro dia.

Ele não comentou sobre a possível data em que o nome do novo pontífice será divulgado, mas disse ser uma boa data para a primeira missa do próximo papa o dia de são José, 19 de março. "Acho que é uma boa opção", disse, sem dar detalhes sobre a resolução da eleição.

Questionado sobre o protesto do grupo Femen, que aconteceu na tarde de terça (12), ele brincou. "As pessoas ficaram olhando para a chaminé. Espero que elas [as ativistas] não tenham pego um resfriado", disse.


Endereço da página:

Links no texto: