Folha de S. Paulo


Hackers publicam informações pessoais de Michelle Obama e Hillary Clinton

O Serviço Secreto dos Estados Unidos iniciou uma investigação nesta terça-feira depois que hackers disseram ter divulgado on-line dados pessoais e informações de diversas pessoas, incluindo a primeira-dama Michelle Obama, disse um porta-voz.

A investigação inclui arquivos que supostamente continham informações pessoais do vice-presidente, Joe Biden, do chefe do FBI, Robert Mueller, da ex-secretária de Estado Hillary Clinton e de famosos como Beyoncé e Jay-Z.

As informações passaram de 11 para 18 pessoas nas primeiras 24 horas desde que a existência do site veio à público, e foram incluídas informações como número de visitantes –que já passa de 200 mil– e um link para uma conta no Twitter.

"Estamos investigando, mas não vamos comentar nada, pois há uma investigação em andamento", disse o porta-voz do Serviço Secreto, Max Milien.

O site investigado, reportado primeiro pelo canal TMZ, publicou o que pareciam ser relatórios das principais agências de classificação de crédito junto com informações financeiras pessoais e números da previdência social.

O procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, e celebridades como Britney Spears, Mel Gibson e Ashton Kutcher também estavam entre os afetados.

A Casa Branca negou-se a responder às perguntas sobre o relatório e as agências de classificação de crédito envolvidas - TransUnion, Equifax, Experian - não fizeram comentários até o momento.

O site está hospedado em um servidor originalmente designado para a União Soviética.

Não há qualquer explicação sobre como as pessoas foram selecionadas ou como as informações foram obtidas.

O Serviço Secreto, além de suas funções de proteção do presidente dos Estados Unidos e de sua família, também realiza investigações de fraude financeira e falsificação.


Endereço da página: