Folha de S. Paulo


São Paulo celebra missa para marcar início do conclave

Enquanto os cardeais que participam do conclave no Vaticano seguiam em procissão para entrar na Capela Sistina, por volta das 16h locais (12h em Brasília), começava na catedral de São Paulo, na praça da Sé, uma missa para celebrar o início do conclave.

A cerimônia foi presidida pelo bispo auxiliar de São Paulo para a região de Santana, dom Sérgio de Deus Borges, que entrou na catedral ao som do hino "Veni Creator", o mesmo cantado pelos cardeais durante a procissão no Vaticano.

A canção é um hino sacro, no qual os religiosos pedem que o Espírito Santo os ilumine para as votações.

Além do canto de entrada, a missa desta tarde teve outras referências ao conclave --que se reúne a partir de hoje para eleger o próximo papa. Durante a missa, d. Sérgio pediu aos fiéis que rezem para que o Espírito Santo ilumine os participantes do conclave.

No momento da oração do dia, quando o padre pede orações para temas de sua escolha, d. Sérgio pediu, entre outros, pelo conclave, pela Arquidiocese de São Paulo e por d. Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo que participa da eleição e tem sido citado como um dos fortes candidatos a se tornar papa.

"Por d. Odilo, que o senhor o acompanhe de perto nessa importante tarefa de iniciar o conclave", pediu o bispo.

"Estamos pedindo a Deus que envie aquele que conduzirá com amor a nossa igreja. Neste momento, os católicos devem pedir que o Espírito Santo ilumine os cardeais, ilumine os eleitores", disse d. Sérgio a jornalistas ao fim da celebração.

"O povo está torcendo para um dos eleitores, é normal, ainda mais alguém como o d. Odilo, nosso cardeal, nosso bispo. É claro que devemos torcer e rezar para que Deus escolha aquele que melhor conduzirá a igreja", completou.

TORCIDA

A catedral recebeu hoje um número de fiéis acima da média para dias de semana. Muitos foram especificamente para pedir que o arcebispo d. Odilo Scherer seja o escolhido no conclave.

"Fiz questão de vir para esta missa. A gente vai torcer para que Deus abençoe para que o próximo papa seja um do Brasil", disse a cozinheira aposentada Geralda Pires Camargo, 77, que disse torcer por d. Odilo e rezar um terço três vezes por dia para isso.

"Ele faz uma missa muito bonita, sei que se ele entrar, vai se dedicar totalmente para isso", disse. "Quando fiquei sabendo que ele estava entre os possíveis papas, comecei a fazer orações para que Deus ilumine [os cardeais] e escolha o melhor, escolha um brasileiro."

A professora aposentada Maria Aparecida Rocha, 65, também engrossa o coro em favor de d. Odilo. "Nós merecemos um papa brasileiro, porque somos um país muito católico. Torço pelo d. Odilo", disse.

Já o missionário Anderson Luís dos Reis, 30, preferiu torcer pelo cardeal norte-americano Raymond Burke. "Ele tem uma firmeza doutrinal enorme. Uma vez, ele fez uma vigília para que uma clínica de abordo caia por terra. Acho muito bom, porque nós da igreja não podemos negociar os nossos valores", disse.

O administrador Edson Shimomura, 60, reza para que os cardeais escolham alguém que busque a união dos povos, não necessariamente um brasileiro. "Independente de ser brasileiro, espero que o papa escolhido seja uma pessoa consciente e que cuide mais da união dos povos."

Além de d. Odilo Scherer, os brasileiros d. Geraldo Majella, d. Cláudio Hummes, d. Raymundo Damasceno e d. João Braz de Avis também podem votar e ser votados na eleição do papa.


Endereço da página: