Folha de S. Paulo


Obama inaugura estátua de Rosa Parks, ícone dos direitos civis

O presidente Barack Obama prestou nesta quarta-feira uma homenagem a Rosa Parks, símbolo dos direitos civis nos Estados Unidos. Durante a cerimônia, Obama disse que jamais teria virado presidente sem a coragem dos adeptos deste movimento nos anos 1950-1960.

Obama pronunciou seu discurso no salão das estátuas do Capitólio, onde foi e inaugurada a estátua de Parks, que morreu em 2005 aos 92 anos.

É a primeira vez que uma mulher negra recebe este tipo de homenagem 50 anos depois da aprovação das leis sobre direitos civis nos Estados Unidos e 150 anos depois da declaração de emancipação assinada pelo presidente Abraham Lincoln.

Em 1955, Parks se negou a ceder seu lugar a um branco em um ônibus em Montgomery (Alabama), onde regiam leis de segregação racial. Sua posterior prisão desencadeou um boicote de mais de um ano nos transportes públicos do município.

O gesto de Parks em Montgomery "nos dá uma lição sobre como se produz e não se produz uma mudança através de incontáveis atos de coragem, muitas vezes de cidadãos anônimos", comentou Obama.


Endereço da página:

Links no texto: