Folha de S. Paulo


Foguete disparado da faixa de Gaza atinge o sul de Israel

Um foguete disparado a partir de Gaza explodiu na manhã desta terça-feira perto de Ashkelon (sul de Israel), sem provocar feridos, informou a polícia. Esse foi o primeiro disparo após a operação do exército israelense na região em novembro do ano passado.

"O foguete caiu durante a madrugada perto de Ashkelon e provocou alguns danos em uma estrada, sem causar vítimas", afirmou à AFP Micky Rosenfeld, porta-voz da polícia.

Um grupo armado procedente do movimento nacionalista Fatah, do presidente palestino Mahmud Abbas, reivindicou o ataque.

"Como primeira resposta ao assassinato do prisioneiro heroico Arafat Jaradat, reivindicamos o disparo de um foguete Grad contra Ashkelon nesta terça-feira", afirma um comunicado das Brigadas dos Mártires de Al Aqsa.

A ONU condenou o lançamento do foguete, afirmando tratar-se de um "ato muito preocupante", e pediu ao governo israelense e ao Hamas que respeitem o cessar-fogo declarado em novembro do ano passado.

O Hamas disse que está investigando o ataque. Em resposta ao ataque, Israel fechou a passagem de Kerem Shalom --por onde vários produtos entram na faixa de Gaza.

Os confrontos entre o exército israelense e os grupos armados palestinos de Gaza, entre 14 e 21 de novembro, terminaram com 177 palestinos mortos, incluindo mais de 100 civis, além de seis israelenses, quatro civis e dois militares, segundo os balanços dos dois lados do conflito.

Durante a operação, mais de mil foguetes foram disparados a partir da faixa de Gaza contra o território israelense.

Israel e o movimento islamita palestino Hamas concluíram um cessar-fogo com a mediação do Egito, que entrou em vigor em 21 de novembro.

O disparo desta terça-feira acontece em um momento de tensão na Cisjordânia, controlada pela Autoridade Palestina. Na última segunda-feira (25), novos atos de violência foram registrados após a morte de um preso palestino.


Endereço da página: