Folha de S. Paulo


Japão acusa Rússia de invadir espaço aéreo com caças; Moscou nega

O Japão acusou nesta quinta-feira a Rússia de violar o espaço aéreo do país com a passagem de dois caças sobre a ilha de Hokkaido, no norte japonês. Moscou negou a invasão minutos após a denúncia.

Segundo o Ministério de Defesa japonês, o sobrevoo durou menos de um minuto. Caso confirmada, essa é a primeira vez que uma aeronave russa sobrevoa indevidamente o território japonês desde fevereiro de 2008.

As acusações, porém, são negadas pelo governo russo. "Os aviões da Frota do Pacífico voam regularmente nesta região respeitando rigidamente as normas internacionais", declarou o porta-voz russo do Distrito militar do Leste, Roman Martov.

A denúncia da invasão aconteceu horas depois de o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmar que quer negociar com a Rússia o controle das ilhas Kurilas, que ficam entre os mares do Japão e de Okhotsk.

O arquipélago fica entre uma série de ilhas, que ligam a russa Sakhalina à japonesa Hokkaido, e são adminstradas pelos russos desde 1945, quando foram invadidas e anexadas pela então União Soviética.

Tóquio denomina a região como Territórios do Norte e defendem seu domínio porque consideram que são "parte ancestral e inalienável de seu território". Porém, a Rússia disse que o domínio na região é inquestionável.

A disputa pelo controle do arquipélago, rico em pesca e recursos minerais, evitou que Tóquio e Moscou assinassem um tratado de paz permanente após o fim da guerra em 1945.

O conflito se agravou em novembro de 2010, quando o então presidente russo, Dmitri Medvedev, realizou uma visita oficial a uma das quatro reivindicadas pelo Japão.

Além disso, Tóquio apresentou um protesto formal a Moscou pela visita de Medvedev, já como primeiro-ministro, a uma das ilhas em julho de 2012


Endereço da página: