Folha de S. Paulo


Procurador-geral confirma identificação do corpo de Lino Oviedo

O procurador-geral do Estado paraguaio, Javier Díaz Verón, confirmou que concluiu a identificação do corpo do candidato presidencial Lino Oviedo, que foi entregue nesta terça-feira à família.

Em entrevista coletiva na sede do Necrotério Judicial, Verón deu por concluída a primeira fase de identificação dos restos de Oviedo e dos outros dois mortos no sábado passado (2) na queda de seu helicóptero na região do Chaco.

Na sede do Necrotério estiveram os familiares de Oviedo. Ele morreu quando retornava a Assunção de um comício na cidade de Concepción.

"Temos a certeza absoluta que o que estamos entregando [às famílias] corresponde a cada uma das vítimas", disse o chefe da equipe legista, Pablo Lemir.

Agora, declarou o procurador, começa "outra etapa dentro do processo de investigação para saber quais foram as causas do acidente", um trabalho no qual os investigadores paraguaios terão assistência de peritos estrangeiros que chegam amanhã ao Paraguai.

O general reformado Oviedo era um dos candidatos à presidência nas eleições gerais do próximo dia 21 de abril.

CAUSAS

A imprensa do Paraguai afirmou na última segunda-feira (4) que o acidente de helicóptero teria sido provocado por ventos fortes que atingiam a região de Presidente Hayes, onde o aparelho caiu.

O jornal "Ultima Hora" consultou dois pilotos, um militar e um civil, que atribuíram aos ventos a queda do helicóptero Robinson 44. O ex-comandante da Brigada Aérea da Força Aérea do Paraguai, Fernando Noldin, disse que não acredita na hipótese de atentado.

Apesar das informações preliminares, a Direção Nacional de Aeronáutica Civil não descarta nenhuma hipótese sobre o acidente. O diretor Carlos Fugarazzo disse que as investigações não devem ser apressadas e que o resultado final das investigações não deverá sair em menos de 60 dias.

OVIEDO

Ex-chefe do Exército e de origem camponesa, Oviedo foi o homem que intimou pessoalmente a rendição do ditador Alfredo Stroessner em 1989 e provocou a queda do regime.

Seus principais adversários nas eleições presidenciais eram Horacio Cartes, do opositor Partido Colorado, e Efraín Alegre, do Partido Liberal.

Roque Gonzalez/Reuters
Equipe de resgate inspeciona restos de helicóptero que carregava presidenciável Lino Oviedo e caiu no sábado (2)
Equipe de resgate inspeciona restos de helicóptero que carregava presidenciável Lino Oviedo e caiu no sábado

Endereço da página: