Folha de S. Paulo


Atirador mata juiz da Suprema Corte na região russa do Daguestão

Um atirador matou um juiz no centro da capital da violenta região autônoma do Daguestão, na Rússia, nesta terça (15), segundo autoridades policiais.

O assassino abriu fogo contra Magomed Magomedov, da Suprema Corte do Daguestão, a curta distância do alvo, e então fugiu em Makhachkala.

O Daguestão, na costa do mar Cáspio, que faz fronteira com a Tchetchênia e a Geórgia, é uma das regiões mais violentas da Europa. De população majoritariamente muçulmana, registram-se frequentes tiroteios e bombardeios na região, muitos tendo como alvo a polícia, políticos e clérigos moderados.

A maior parte da violência é atribuída a extremistas islâmicos provenientes das guerras separatistas pós-União Soviéticas na Tchetchênia. Também existem disputas comerciais e outras tensões entre diversos grupos étnicos minoritários.

Militantes da região, no Cáucaso do Norte, dizem estar lutando por um Estado islâmico separado da Rússia. Ativistas também afirmam que a insurgência se alimenta da pobreza e do descontentamento com a ação policial na região.


Endereço da página: