Folha de S. Paulo


Inflação na zona do euro fecha dezembro em 2,2%, acima da meta

A inflação na zona do euro fechou o mês de dezembro em 2,2%, dois décimos acima da meta exigida pelo Banco Central Europeu (BCE), segundo dados do Escritório Europeu de Estatísticas divulgados nesta sexta-feira.

Os números vieram pouco acima da expectativa do mercado, que esperava uma expansão de 2,1%, e registram os mesmos números obtidos em novembro.

Os principais responsáveis por puxar a alta foram os preços de alimentos ao consumidor, com alta de 3,1%, e o setor de serviços, que responde por 40% do índice.

Por outro lado, seguraram o índice os preços da energia, como derivados de petróleo e energia elétrica, que se elevaram em 5,2%, cinco décimos abaixo do registrado em novembro e em desaceleração desde o fim de 2011.

A queda dos preços mundiais de energia e a relutância dos europeus em gastar em meio a uma recessão na zona do euro diminuíram os níveis de preços ao consumidor do bloco durante o ano passado.

Muitos economistas esperam que a inflação caia abaixo da meta do Banco Central Europeu (BCE) de perto, porém não acima, de 2% durante 2013.


Endereço da página: