Folha de S. Paulo


Taxa de desemprego na Alemanha atinge 6,7% em dezembro

A taxa de desemprego na Alemanha atingiu 6,7% em dezembro, em leve alta em relação ao mês anterior. No entanto, houve queda de três pontos percentuais no percentual de pessoas que não estavam trabalhando em 2012 em relação ao mesmo período de 2011.

Os analistas esperavam a alta do desemprego no país no período, devido à influência da situação econômica na zona do euro, mas ela veio abaixo do esperado. Apesar da desaceleração, a previsão para 2013 é de estabilidade nos números do mercado de trabalho.

Segundo dados da Agência de Emprego do país, divulgados nesta quinta-feira, houve um aumento de 3.000 pessoas sem emprego no período, abaixo da expectativa dos economistas, que esperavam 11 mil postos de trabalho a menos no mês passado.

"O mercado de trabalho reagiu com firmeza no fim do ano diante da degradação da situação econômica. No entanto, os vestígios ainda podem ser vistos", comentou no comunicado Frank Weise, presidente da Agência de Emprego.

Em dados absolutos, o número de desempregados aumentou em 88.000 pessoas durante o mês de dezembro em relação a novembro, alcançando os 2,84 milhões. A taxa de desemprego se estabelece em 6,7%, contra os 6,5% dos meses de outubro e novembro.

Por sua vez, durante o conjunto do ano 2012, a tendência é positiva, já que a taxa de desemprego caiu 0,3 pontos, a 6,8%, e o número de pessoas sem trabalho se fixou em 2,897 milhões, ou seja, 79 mil a menos que em 2011.


Endereço da página: