Folha de S. Paulo


Corpo de alpinista americano é encontrado no Monte Aconcágua

Um alpinista americano, desaparecido desde o último sábado (29), foi encontrado morto nesta terça-feira (1º) no Monte Aconcágua, o pico mais alto das Américas, província de Mendoza, no oeste da Argentina.

David Reinhart estava no grupo de Eric Nourse, morto no sábado pouco depois de ter sido resgatado do trecho final da subida da montanha. Terceiro integrante da equipe e irmão de Eric, Greg foi resgato com vida.

O trio havia começado na sexta-feira o último trecho da escalada ao topo do Aconcágua. Eles já tinham superado os 6 mil metros e estavam a pouco mais de 500 metros do cume, pela rota da Geleira dos Poloneses.

Na tarde do sábado, a empresa que fazia o serviço de logística do grupo avisou à Chefia do Parque Aconcágua que um familiar dos irmãos Nourse havia recebido uma mensagem via telefone por satélite de Greg, avisando que estavam com problemas.

A brigada de resgate encontrou Eric em estado crítico. Houve tentativa de reanimá-lo, mas ele acabou falecendo horas depois de ser resgatado. Segundo o jornal "Los Andes", de Mendoza, o alpinista morreu por um edema pulmonar seguido de uma parada respiratória.

Desde então, Reinhart era procurado e hoje, uma equipe de resgate o localizou a 6.600 metros de altura, informaram porta-vozes da Secretaria de Ambiente de Mendoza à agência oficial Télam. A morte do alpinista foi constatada logo que o corpo foi encontrado, no alto da montanha


Endereço da página: