Folha de S. Paulo


Para professor, prova de matemática no Enem exigiu mais conteúdo

Veja o vídeo

A prova de matemática neste último dia do Enem 2015 exigiu um pouco mais de conhecimentos de conteúdos do que a edição do ano passado. A avaliação é do professor Robby Cardoso, que leciona a matéria no Anglo.

Segundo ele, essa é uma tendência que aparece desde que a prova foi reformulada, em 2009, e passou a selecionar calouros para o ensino superior. Até então, o Enem exigia mais raciocínio e interpretação de textos.

Cardoso avalia como positivo o formato do Enem, pois as questões, apesar de cobrarem conteúdo de matemática, apontam coisas na vida do real o aluno que mostram a importância desses conteúdos.

Veja a correção do cursinho Objetivo
Veja a correção do cursinho Anglo
Veja a correção da Oficina do Estudante
Veja correção do cursinho Etapa

Em relação a linguagens, o exame teve o mesmo padrão que o do ano passado, afirmou o professor Marcos Magri, da Adaptativa.

Magri elogiou o tema a redação, que foi a persistência da violência contra a mulher. Segundo o professor, apesar de o tema não ter sido uma surpresa, ele permite que o candidato consiga se diferenciar. "O Enem exige que você aponte uma solução para o problema, e não há consenso sobre como combater essa violência. Havia vários caminhos que o estudante podia seguir."


Endereço da página:

Links no texto: