Folha de S. Paulo


Consultora de estilo ensina como abolir o salto alto e continuar chique

Não tem sido uma semana fácil para os sapatos de salto alto. Primeiro, o caso da inglesa que foi suspensa por não usar salto alto no trabalho. No domingo, algumas atrizes passaram descalças pelo tapete vermelho em Cannes em protesto contra as mulheres que foram barradas em 2015 por vestirem sapatos baixos.

De acordo com o ortopedista Arnaldo Ernandes, "o ser humano não foi feito para andar nas pontas do pé, cada animal tem a sua característica. Com o salto alto, você diminui a área de apoio e concentra a carga em uma parte menor do pé".

Para compensar a falta de equilíbrio do salto "há um exagero na lordose e essa sobrecarga pode acarretar em um problema de coluna caso haja predisposição".

Os médicos não recomendam o uso de saltos para quem tem joanete, hiperlordose (desvio de postura) ou para quem tem sobrecarga da rótula (no joelho), entre outros problemas.

Além dos problemas de saúde, as mulheres podem simplesmente não querer andar de salto. E isso não significa que elas estarão menos adequadas ao dress-code.

"Essas regras estão mudando aos poucos, mas ainda vemos muitos bancos e escritórios de advocacia que pedem o salto para mulheres. Não é nada escrito, mas quando eles mostram imagens das vestimentas apropriadas, sempre há salto", diz a consultora de estilo Christianne Tarricone.

A consultora alerta que o salto alto não é um imperativo para estar bem-vestida. "Temos várias sapatilhas [no mercado] que deixam as mulheres muito bonitas", diz. Ela elencou algumas dicas na hora de descer do salto e sem perder a sofisticação:

1- As sapatilhas de ponta são uma boa pedida. Além de alongar a silhueta, elas diminuem o quadril.

2 - Para casamentos e formaturas, escolha sapatos de tons parecido ao do vestido. Em vez de optar por um sapato prateado para usar com um vestido preto, invista em um verde-escuro. Tons com a mesma intensidade (escuro com escuro e claro com claro) deixam a silhueta mais esguia.

3 - Quando o vestido for curto, evite sapatilhas com tirinha no tornozelo, por "cortarem" a perna, elas dão a impressão de pernas e quadril maiores. As tiras estão estão liberadas para calças compridas e vestidos longos.

4 - Existem scarpins com saltinhos bem pequenos. Quem te ver de frente nem vai perceber que você está sem salto.

Ninguém mais precisa morrer de dores nos pés no fim do dia ou deixar de se acabar na pista de dança durante uma festa de casamento ou formatura. Quem gosta, suba no salto. Quem não gosta, não é obrigada!


Endereço da página:

Links no texto: