Folha de S. Paulo


Croata faz sucesso maquiando a avó; veja dicas para peles com rugas

Graças à ajuda da sua avó, a maquiadora Tea Flego conseguiu se destacar entre os milhares de perfis do Instagram com imagens de antes e depois. A transformação de Lívia, 80, rendeu milhares de curtidas e fama à neta.

O poder rejuvenescedor é o que mais surpreende. O maquiador Elton Thadeu, do salão Studio Tez, achou a maquiagem incrível. "A senhora não tem sobrancelha, depois que desenha, você percebe como o rosto fica mais expressivo. O olho não está nada carregado, mas os cílios são poderosos".

Vovó Lilly antes de depois

Já a maquiadora Juliana Rakoza tem lá suas dúvidas se o resultado é fruto apenas da habilidade da netinha maquiadora. "O côncavo, por exemplo, não é o de uma mulher de 80 anos, tem muito Photoshop, assim como os cílios". Será?

Lilly2

PELE

Com ou sem retoque, Tea não tem seu mérito, principalmente por conseguir esconder a mancha ao redor dos olhos de Lívia.

Nas peles com rugas, a base precisa ser dosada com parcimônia. "Se tem mancha, cubra só onde precisa, perto da área dos olhos, da boca e onde tem a vermelhão, como na foto. Você pode depositar mais produto na região ou um corretivo depois da base", explica Rakoza, que é maquiadora oficial da Maybelline no Brasil.

A pele com sinais exige preparação. Não pode aplicar a base diretamente, é preciso abusar de hidratantes, cremes com efeitos lifting na área dos olhos e primer com textura cremosa. Esses produtos ajudam a hidratar a pele. Ao longo do tempo perde, a cútis perde o seu viço natural e a pele seca "chupa" a água da base, deixando o make com aspecto "craquelado".

livia 3

Por esse mesmo motivo, quem tem pele seca ou com rugas deve fugir do primer com efeito matte, que são amados por quem tem pele oleosas, mas podem esfarelar o look de quem já passou dos 50 ou tem a pele seca.

Evitar usar pó compacto é outra dica dos maquiadores. " Se for muito necessário [pele brilhante por causa da oleosidade ou suor], aplique um pouco de pó solto apenas na zona'T'", diz Thadeu.

OLHOS

"Nos olhos devemos usar as sombras opacas, pois as cintilantes vão marcar mais as linhas de expressão e rugas", diz Thadeu. Ele também diz que depois dos 60, a mulher deve abandonar o blush cintilante e o pó iluminador. Ambos podem ser trocado por produtos de textura cremosa.

livia3

Sobre o batom, Rakoza explica que aplicar primer e fazer o contorno dos lábios antes de aplicar o batom é essencial para a durabilidade.

livia 4


Endereço da página: