Folha de S. Paulo


Feiras de Carnaval ajudam empreendedoras a fortalecer marcas

Derek Mangabeira/Divulgação
Feira Saturnália, realizada em janeiro no Largo do Boticário, na zona sul do Rio de Janeiro
Feira Saturnália, realizada em janeiro no Largo do Boticário, na zona sul do Rio de Janeiro

Para divulgar suas criações e poupar foliões do trabalho de garimpar adereços carnavalescos em diferentes lugares, estilistas e designers criam feiras de moda de Carnaval no Rio e em São Paulo.

Uma delas é a feira Carnacópia, realizada pela primeira vez no dia 13 de janeiro no Parque das Ruínas, na zona sul do Rio de Janeiro. Idealizada pela figurinista Elisa Amorim, 36, reúne produtoras de adereços que se conheceram por meio da internet.

"Os figurinos de blocos ficam mais elaborados a cada ano, o que tem fortalecido o mercado da moda de Carnaval, diz Amorim. "O objetivo do evento é dar visibilidade para as marcas e oferecer um espaço para quem quer comprar, mas não quer ficar à mercê de redes sociais."

Para participar, as expositoras pagam uma taxa de adesão de R$ 200. A feira tem o apoio da prefeitura do Rio, por meio da cessão de espaços, alvarás e segurança. A próxima edição do evento será neste sábado (3), na praça Tiradentes, no centro da capital fluminense.

"É um nicho da moda interessante para se investir, já que, no Rio, com o calor, os figurinos acabam sendo incorporados ao dia a dia e usados em festas", diz ela.

Também realizada em solo carioca, a Saturnália tem designers e estilistas, ateliê ao vivo –no qual roupas são criadas junto com o público– e desfiles. A última edição foi em janeiro, no Largo do Boticário, na zona sul da capital, e reuniu 30 expositores.

O evento é organizado pela estilista Luiza Marcier, 43, pela artista visual Glaucia Mayer, 34, e pelo designer Marcus Wagner, 33, idealizador do baile do Sarongue, tradicional festa de Carnaval da cidade. O tema deste ano, xamanismo, serviu de inspiração para a feira.

"O evento ajuda a fortalecer a imagem das marcas e permite que produtores e clientes conversem tête-à-tête, encontro importante para que haja um feedback dos itens", diz Marcier.

Lançada em 2016, a Sample Sale une moda independente, música e drinks em São Paulo. "É uma espécie de festa em que as pessoas também podem comprar looks para blocos", diz a organizadora Aline Botelho, 33.

A próxima feira será neste sábado (3) no restaurante Orfeu, na região central da cidade. Os expositores pagam taxa de R$ 150.

O Mercado Paribar terá sua primeira edição de Carnaval neste domingo (4). "Criamos devido a febre dos blocos em São Paulo, que aumentou a procura por adereços", diz a estilista Tai Stief, 34.

*

CARNACÓPIA
QUANDO Sábado (3), das 13h às 20h
ONDE praça Tiradentes, 48, Centro, Rio de Janeiro
QUANTO gratuito

SAMPLE SALE
QUANDO Sábado (3), das 14h às 20h
ONDE av. Ipiranga, 318, Bloco A, República
QUANTO gratuito

MERCADO PARIBAR
QUANDO Domingo (4), das 11h às 20h
ONDE praça Dom José Gaspar, 42, República
QUANTO gratuito


Endereço da página:

Links no texto: