Folha de S. Paulo


crítica

Lógica soviética impulsiona poder de Putin, defende autora

O governo de Vladimir Putin persegue gays e lésbicas, encontra meios de barrar concorrentes com chances reais de vitória nas eleições e é suspeito de estar por trás de assassinatos de dissidentes.
A repressão é propositadamente difusa, para que as pessoas não consigam capturar sua lógica e se precaver.

Segundo Masha Gessen em seu "The Future is History" ("O Futuro é História", em tradução livre), a Rússia é um regime totalitário. O totalitarismo, ela argumenta, não é responsabilidade apenas de Putin e seus assessores, mas fruto da herança do que chama de "homem soviético".

O livro se propõe a descrever as maneiras pelas quais a URSS deixou marcas profundas no cidadão comum a partir de pessoas que viveram lá.

Gessen narra a história de sete membros da classe média, como uma psicóloga, um professor de ciência política, uma ativista e um sociólogo.

Para a autora, a Rússia teve chance de se tornar um país democrático entre os governos de Mikhail Gorbatchov (1990-1991) e Boris Ieltsin (1991-1999). A descrição dessa era é a parte boa do livro.

As famílias e as empresas precisaram se reorganizar economicamente, e faltavam instituições para reforçar o funcionamento do mercado.

Nesse ambiente, multiplicaram-se esquemas de "pirâmide", que prometiam fortuna sem trabalho.

Sem órgãos para regular o mercado, a ocupação de empresário passou a envolver riscos. A psicóloga cuja vida o livro narra evitava atender esses clientes, que iam ao consultório com pistolas.

Outra personagem trabalhou em uma agência para que multinacionais pudessem ter suas relações com o governo facilitadas.

Ela encontrava maneiras para companhias estrangeiras pagarem propina a dirigentes russos sem que isso comprometesse protocolos de "compliance".

Nesses anos, as pessoas tinham mais liberdade econômica, mas enxergavam menos oportunidades na vida, aponta Gessen com base em pesquisas feitas no período.

Os supermercados foram inundados por coxas de frango de origem americana –pedaços da ave que não eram valorizados nos EUA.

Para parte da população, as "coxas do Bush", como ficaram conhecidas, eram um lembrete cotidiano da humilhação que o inimigo de décadas impôs à Rússia.

À falta de ânimo se somou uma imagem de nação decadente enquanto força militar.

HOMEM FORTE

É nesse momento que Putin aparece, mas o texto mal explica o sucesso do presidente, que, com interrupções, está no poder desde 1999. Só uma personagem do livro, um sociólogo meio picareta, se alinha com Putin.

Gessen fornece, porém, um contexto para a aceitação do presidente. De imediato, Putin fez sucesso porque respondia aos anseios de quem se enxergava subitamente sem poder. A retórica de Putin também o habilitava a ser o líder forte por quem o homem soviético ansiava.

Além disso, ele governou com crescimento devido à alta do petróleo, e a vida ficou mais fácil: uma personagem ganhou dinheiro na Bolsa, outra conseguiu um posto em uma universidade etc.

Os insatisfeitos, no entanto, não eram poucos, e houve um movimento de protestos da população em 2011.

A resposta governista veio na forma de acenos aos conservadores. A perseguição aos LGBTs, iniciada como uma cruzada contra pedófilos, recrudesceu e tomou forma de leis que relegavam gays e lésbicas ao ostracismo.
A anexação da Crimeia foi outra estratégia. Quando o país fomentou uma guerra na Ucrânia, o apelo de russo forte de Putin cresceu.

A esses elementos se aliou o totalitarismo de Putin, como classifica a autora, com perseguições, assassinatos de líderes opositores etc.

O desfecho do livro é a desistência dos personagens: a filha de um dissidente político vai para a Alemanha, enquanto um professor universitário gay foge para os EUA.

A ideia de descrever o período da perestroika –abertura econômica conduzida por Gorbatchov– ao presente por meio de gente comum, mas inteligente, funciona.

É o permanente ativismo anti-Putin da autora e a repetição da tese exótica de que se trata de um regime totalitário que incomodam.

The Future Is History
QUANTO: R$ 52,44 (528 págs.)
AUTOR: Masha Gessen
EDITORA: Riverhead Books


Endereço da página:

Links no texto: