Folha de S. Paulo


Donos de carros Volks na Suíça vão à Justiça após escândalo de emissões

Valentin Flauraud - 18.mar.12/Reuters
ORG XMIT: GVA96 A man looks under the bonnet of a Volkswagen car during the first media day of the Geneva Auto Show at the Palexpo in Geneva, March 6, 2012. The Geneva Auto Show will take place from March 8 to 18, 2012. REUTERS/Valentin Flauraud (SWITZERLAND - Tags: TRANSPORT BUSINESS)
Homem observa motor de um carro da Volkswagen durante Salão de Genebra, na Suíça

A organização suíça de proteção ao consumidor SKS entrou com uma ação a favor de 6.000 proprietários de carros que buscam compensações por danos da Volkswagen e da concessionária suíça Amag relacionadas ao escândalo de emissões "Dieselgate".

A ação foi registrada na corte comercial de Zurique.

A SKS disse presumir danos em torno de 15% do preço inicial de varejo dos veículos em questão e que, junto com empresas de seguro que apoiam a ação legal, quer dar aos proprietários suíços a possibilidade de buscar seus direitos sem riscos financeiros desproporcionais.

"Os carros vendidos como ambientalmente corretos registraram sobrepreço desde o começo. Pela manipulação do sistema de escape, perderam ainda mais valor no mercado secundário", disse a SKS em um comunicado.

A Volkswagen disse que examinaria os detalhes da ação quando a tivesse em mãos, mas salientou que especialistas da indústria não foram capazes de estabelecer nenhuma perda significativa de valor nos carros da companhia que rodam com diesel no mercado suíço.

"A confiança e a satisfação dos nossos consumidores são extremamente importantes para nós. No entanto, nossa opinião é que não há base legal para ações conectadas a problemas com o diesel", disse, em um comunicado.

A Volkswagen disse que 98% dos 173 mil veículos afetados na Suíça já foram adaptados sem custos para seus donos.


Endereço da página:

Links no texto: