Folha de S. Paulo


Com congresso na OMC em Buenos Aires, Macri quer ser líder na região

Juan Mabromata/AFP
Argentine President Mauricio Macri smiles during a press conference at Casa Rosada presidential palace in Buenos Aires on October 23, 2017 in the aftermath of national legislative elections. Argentina's President Mauricio Macri's center-right coalition swept crucial midterm elections Sunday and emerged with a strengthened hand to carry through pro-market economic reforms. Macri's Cambiemos, or
O presidente argentino Mauricio Macri goza de 58% de aprovação popular

Questões políticas e econômicas estarão na pauta da reunião da OMC que ocorre em Buenos Aires deste domingo (10) até a quarta-feira (13).

No plano político, a gestão Mauricio Macri, que goza de 58% de aprovação popular, busca afirmar-se também como líder regional, algo que pretende consolidar em 2018, como sede da próxima reunião do G20.

Já no plano econômico, como explicou à Folha a ex-chanceler e atual responsável pela organização da reunião, Susana Malcorra, "há um roteiro de discussões, em que devemos tratar de alguns temas com mais ênfase, mas que não impede a inclusão de outros".

Segundo ela, a lista inclui "novas regulações para agricultura e pesca, uma proposta para pequenas e médias empresas e uma tentativa de criar regras mais transversais e internacionais ao comércio eletrônico".

Para ela, a posição protecionista dos EUA no comércio, sob Donald Trump, será uma "nuvem que sobrevoará as discussões".


Endereço da página: