Folha de S. Paulo


Empresas pagam a jornalistas em troca de promoção em matérias

Eduardo Knapp - 7.abr.2010/Folhapress
SAO PAULO,SP. BRASIL. 07.04.2010. SAUDE. Garoto joga no computador em Lan House no centro de Sao Paulo. Foto para ilustrar materia que aborda que os novos jogos virtuais podem gerar dependencia da mesma forma que outros jogos tradicionais (foto Eduardo Knapp/FOLHA IMAGEM. COTIDIANO)Eduardo Knapp - 7.abr.2010
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Em extensa investigação, o site "Outline" revelou "como as marcas compram secretamente sua entrada em reportagens de "Forbes", "Fast Company" e 'HuffPost'", entre outros sites jornalísticos dos EUA.

No texto, jornalistas "contribuintes" confirmam ter aceito dinheiro em troca de promoção das empresas. "É um exemplo clássico de jabá [payola]", disse um deles, mantido anônimo, referindo-se à compra de veiculação de músicas em rádio.

O "Outline" descreve os casos como resultado do fato de que "sites como "HuffPost", "Entrepreneur" e "Forbes" mantêm redes de colaboradores sem pagamento, que publicam em grande quantidade".

Procurados, dois dos sites citados, "Fast Company" e "Business Insider", afirmaram ter políticas editoriais que proíbem a prática.


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