Folha de S. Paulo


220 deputados declaram que votarão contra reforma da Previdência

Ao menos 220 deputados votarão contra a proposta de reforma da Previdência, segundo enquete feita pela Folha entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro.

O texto, que estabelece idade mínima de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres) para aposentadoria, além de mudar a fórmula de cálculo do benefício, tem apoio total de apenas 46 deputados —o governo precisa de 308, em dois turnos de votação, para que a proposta seja aprovada, por tratar-se de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição).

Intenção de voto - Posição dos deputados ouvidos pela Folha em relação à proposta de reforma da Previdência

Onze deputados se disseram favoráveis parcialmente à proposta, 51 estão indecisos e 16 disseram que vão seguir a orientação do partido. Outros 125 não quiseram responder a enquete. A reportagem não conseguir localizar 43 parlamentares. Veja aqui a intenção de voto de cada deputado.

DIVISÃO POR PARTIDO - Deputados ouvidos pela Folha em relação à proposta de reforma da Previdência

Diante do cenário desfavorável, Temer deve passar o domingo reunido com presidentes e lideranças partidárias na tentativa de angariar apoio à reforma, uma das principais bandeiras de sua gestão.

A intenção de colocá-la para votação já nesta quarta (6), contudo, foi abandonada. Uma nova data será marcada apenas se o quadro de votação virar.

DIVISÃO POR REGIÃO - Deputados ouvidos pela Folha em relação à proposta de reforma da Previdência

O governo corre, contudo, para que a PEC vá a votação ainda neste ano, uma vez que 2018 é ano de disputa eleitoral, e deputados temem o impacto eleitoral de posicionarem-se à favor do projeto.

Rural
PREVIDÊNCIAGoverno apresenta reforma menor para tentar obter apoio de parlamentaresPENSÃO POR MORTE

Endereço da página:

Links no texto: