Folha de S. Paulo


Nova dona do grupo Time quer vender parte das revistas

Nadav Kander/Time Magazine
Capa da
Capa da "Time Magazine" com Donald Trump como personalidade do ano

A Meredith Corporation, que acertou a compra do grupo Time Inc por US$ 2,8 bilhões, estuda vender alguns dos títulos mais conhecidos da empresa, como as revistas "Time" e "Sports Illustrated", assim que concluir a aquisição da editora.

Executivos informados sobre os planos disseram que também haverá demissões significativas no grupo Time depois que as empresas forem combinadas.

A aquisição terá apoio financeiro de Charles e David Koch, bilionários donos da Koch Industries conhecidos por apoiarem pautas ultraconservadoras. Eles não devam ter influência editorial ou operacional sobre os títulos.

A Meredith planeja revisar a carteira combinada de ativos da empresa, de olho em possíveis vendas.

Reforçar o elenco de revistas abrirá caminho para que a Meredith promova a cisão de suas estações locais de TV, criando uma empresa independente, o que a companhia deseja há muito tempo.

"Adoraríamos dividir nossos negócios, mas precisamos ganhar escala de forma a não nos tornarmos duas companhias de capital aberto minúsculas", disse, em 2016, Steve Lacy, presidente-executivo da Meredith.

A Time já começou a demitir pessoal e estava tentando vender ativos, depois de anos de dificuldades como companhia independente.

A transação representa a realização dos desejos já antigos da Meredith por títulos como a revista "People", publicação semanal sobre celebridades que responde por porção significativa da receita e do lucro do grupo Time.

A Meredith, que controla revistas dirigidas ao público feminino como "Better Homes and Gardens", e "Family Circle", bem como 17 estações de TV, está apostando no ganho de escala.

A ideia é que, mais robusta, ela consiga concorrer por verbas publicitárias (especialmente na mídia digital), em um setor que foi desordenado pelo domínio que o Google e o Facebook conquistaram sobre o mercado.


Endereço da página:

Links no texto: