Folha de S. Paulo


Dividendo pode complementar renda na aposentadoria

Com a reforma da Previdência em pauta, buscar opções para complementar a renda na aposentadoria é recomendação básica para evitar sustos no futuro. Nessa lista podem ser incluídas as ações boas pagadoras de dividendos, com potencial de rendimento no longo prazo.

Os dividendos são uma fatia do lucro distribuído pelas empresas.

Montar uma carteira que considere essa renda deve fazer parte da estratégia de diversificação dos investimentos, dizem especialistas.

A velha máxima de não colocar todos os ovos na mesma cesta também se aplica à aposentadoria.

A tarefa de escolher os papéis exige tempo, dedicação e, principalmente, conhecimento do mercado de ações, das empresas e dos setores em que elas atuam.

Reforma à vista
Discussão sobre reforma da Previdência aumenta busca por plano complementar

Cada companhia tem uma política de distribuição de dividendos. Bancos, por exemplo, costumam pagar todos os meses, mas as demais empresas normalmente remuneram os acionistas a cada trimestre, semestre ou uma vez por ano.

BOAS PAGADORAS

As boas pagadoras de dividendos costumam ter geração de caixa constante e baixa necessidade de realizar novos investimentos. "Em geral, são negócios resilientes, com certa previsibilidade nos resultados", diz Luis Gustavo Pereira, estrategista da Guide Investimentos. Com isso, sobra mais dinheiro para distribuir aos investidores.

Historicamente, o setor elétrico se destaca na distribuição de dividendos. Mas esse cenário mudou a partir de 2012, com a publicação da medida provisória 579, que alterou as regras para a renovação das concessões no setor. Desde então, as companhias tiveram grandes oscilações nos resultados, diz Roberto Indech, analista-chefe da Rico Investimentos.

"Muitas das empresas com bom histórico acabaram tendo mudança de percurso nos últimos anos. Ainda assim, há aquelas que trazem previsibilidade por terem uma gestão eficiente", afirma.

Marco Saravalle, analista da XP Investimentos, cita grandes bancos privados e Ambev como bons pagadores de dividendos.

CUIDADOS

A disciplina é fundamental ao adotar a estratégia com foco na aposentadoria.

Na fase de acumulação de patrimônio, em que o prazo costuma ser longo, especialistas indicam reinvestir o dinheiro recebido, seja comprando ações da mesma companhia, seja de outra.

Também é importante montar um fluxo de caixa para conciliar os gastos na aposentadoria com a quantia de dividendos que receberá ao longo do ano.

"Uma estratégia é juntar o que dinheiro que recebeu em seis meses para custear os próximos seis", afirma Michael Viriato, professor de finanças do Insper.

Para investir em ações, o horizonte precisa ser de pelo menos cinco anos. Mais jovens podem incluir fatia maior de renda variável na carteira, dependendo de sua propensão a assumir riscos.

Além disso, é preciso lembrar que o dividendo faz parte de uma estratégia, mas não pode ser a única ação com foco em aposentadoria. "Dificilmente, a pessoa vai conseguir viver apenas com renda de dividendos", diz Viriato.


Endereço da página:

Links no texto: