Folha de S. Paulo


Centrais planejam nova greve nacional no dia 5 contra reforma da Previdência

Reunidas nesta sexta-feira (24), as centrais sindicais decidiram parar no dia 5 de dezembro em protesto contra a reforma da Previdência, na véspera da data em que o governo pretende levar o projeto à votação.

Segundo o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, a ideia é concentrar o movimento nas capitais.

"Vamos reforçar a mobilização no setor de transportes", diz Juruna.

Segundo Antonio Neto, presidente da CSB, "haverá forte resistência do movimento sindical contra a intenção do governo e do Congresso em terminar o serviço com a retirada dos poucos direitos dos trabalhadores".

Secretário de Organização da UGT, Chiquinho Pereira diz que as centrais deixaram a reunião motivadas diante da responsabilidade de mobilização.

O secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, afirma que as centrais estão convocando seus sindicatos de base para que realizem suas assembleias.

"O importante é lembrar que a Previdência mexe com a vida de todos, independentemente de suas categorias", acrescentou.

Em nota divulgada nesta quinta, a Força classificou o novo texto da reforma como uma "Black Friday" de direitos, em referência ao evento de liquidação de preços do comércio.

O presidente Michel Temer remodelou a mudança de regras para aposentadoria em um pacote mais enxuto, cujos principais pontos são a exigência de idade mínima de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres), 15 anos de contribuição (setor privado) e 25 anos (setor público) e limitação de até dois salários mínimos para acúmulo de pensões.

PREVIDÊNCIAGoverno apresenta reforma menor para tentar obter apoio de parlamentaresIDADE E TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
PREVIDÊNCIAGoverno apresenta reforma menor para tentar obter apoio de parlamentaresCálculo do benefício - Na aposentadoria por idade
PREVIDÊNCIAGoverno apresenta reforma menor para tentar obter apoio de parlamentaresSERVIÇO PÚBLICO
Rural
PREVIDÊNCIAGoverno apresenta reforma menor para tentar obter apoio de parlamentaresPENSÃO POR MORTE
PREVIDÊNCIAGoverno apresenta reforma menor para tentar obter apoio de parlamentaresBPC (para quem tem renda familiar baixa)

Endereço da página:

Links no texto: