Folha de S. Paulo


Anatel aprova cronograma de bloqueio de celulares irregulares

Danilo Verpa/Folhapress
SAO PAULO - SP - 14.10.2013 - Pessoas utilizam telefone celular na avenida Paulista. Moda nos EUA, o
Pessoas utilizam telefone celular na avenida Paulista, em São Paulo

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira (23) cronograma de implementação de bloqueio de celulares irregulares, que tem como objetivo tirar da rede novos acessos por meio de telefones não certificados, adulterados ou clonados.

O piloto do sistema de bloqueio será iniciado no Distrito Federal e em Goiás, onde a partir de 22 de fevereiro de 2018 começam a ser enviadas mensagens aos usuários de aparelhos irregulares. O bloqueio em Goiás e no DF começará pouco depois, a partir de 9 de maio. A Anatel ressalta que o bloqueio não afetará celulares que já estão em operação, mas apenas os novos acessos.

Nos Estados de São Paulo, Acre, Rondônia, Tocantins, na região Sul e nos demais Estados da região Centro-Oeste, as mensagens serão enviadas a partir de 23 de setembro de 2018 e o bloqueio começa em 8 de dezembro de 2018.

No Nordeste e nos demais Estados das regiões Norte e Sudeste, as mensagens começam a ser enviadas a partir de 7 de janeiro de 2019 e o bloqueio começa em 24 de março de 2019.


Endereço da página: