Folha de S. Paulo


Vale diz que alta do royalty do ferro compromete minas de alto custo

Pilar Olivares/Reuters
A view shows the company logo of Brazilian mining company Vale SA at its headquarters in downtown Rio de Janeiro August 20, 2014. Brazil's Vale SA, the world's largest iron ore miner, secured a preliminary license to expand its flagship Carajas mine in the northern state of Para, which should help the company win a bigger slice of the sea-borne iron ore market. REUTERS/Pilar Olivares (REUTERS - Tags: BUSINESS COMMODITIES LOGO) ORG XMIT: PON33
O Senado aprovou texto que eleva a alíquota do minério de ferro em 75%

A mineradora Vale afirmou nesta quinta-feira (23) que o aumento dos royalties da mineração, da forma como foi aprovado pelo Congresso nesta semana, compromete a manutenção e operação de minas de alto custo no país e declarou ter esperança que a Presidência vete alterações feitas no texto original.

O Senado aprovou na quarta-feira e enviou à sanção presidencial texto que eleva a alíquota do minério de ferro em 75%, como parte de um pacote que busca uma profunda reforma no setor.

A Vale, maior produtora mundial de minério de ferro, destacou em nota à Reuters que a proposta original do governo federal de mudança da chamada Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) era coerente com a capacidade contributiva total das empresas.

No entanto, para a Vale, o Congresso Nacional fez modificações profundas no texto original, "diante da enorme pressão dos municípios".

"[O resultado foi] um modelo que afeta a nossa competitividade especialmente em um momento de preços mais deprimidos", disse a companhia.

A mineradora vem fazendo um grande esforço para reduzir custos e melhorar sua competitividade, e uma de suas estratégias tem sido reduzir a produção em unidades menos rentáveis, no Sudeste do Brasil, enquanto promove o crescimento da produção no Pará, onde as minas têm mais qualidade e menores custos.

A empresa reiterou acreditar que também não é o momento ideal para o país aumentar royalties e frisou que a medida do governo aumenta as suas desvantagens em relação aos seus concorrentes.

"Como exportadora de commodities, já enfrentamos uma alta carga tributária, superior a de nossos concorrentes, que têm a vantagem de estar a dez dias de distância do principal mercado consumidor de minério de ferro, a Ásia, enquanto o Brasil está a 45 dias de distância", afirmou.

Além da Vale, atuam na produção de minério de ferro no Brasil empresas como a Anglo American.

A mudança aprovada, paradoxalmente, integrou uma ampla reforma do setor de mineração em curso, que busca atrair um maior número de investidores.

Na quarta-feira, os deputados também aprovaram a criação da Agência Nacional de Mineração (ANM) para substituir o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) nas atribuições de regulação e fiscalização do setor.

Nesse caso, a Vale afirmou que a medida "valoriza o setor e assegurará mais celeridade a todos os processos capazes de fomentar os investimentos na atividade mineral".

Uma terceira MP que altera dispositivos do código de mineração, cujas regras estão em vigor desde a década de 1960, foi retirada da pauta da Câmara. Se não for votada no Congresso até o dia 28 de novembro, a proposta perde a validade.


Endereço da página: