Folha de S. Paulo


Empresa chinesa Tencent ultrapassa Facebook em valor de mercado

Petar Kujundzic/Reuters
A picture illustration shows a WeChat app icon in Beijing, December 5, 2013. An unprecedented Nov. 14 leak of China's Communist Party reform plans fuelled China's biggest stock market rally in two months as it spread on microblogs and passed from smartphone to smartphone on WeChat, a three-year-old social messaging app developed by Tencent Holdings Ltd. WeChat, or Weixin in Chinese, meaning
O aplicativo WeChat, desenvolvido pela empresa chinesa Tencent

A empresa de jogos e rede social chinesa Tencent Holdings Ltd tornou-se a primeira empresa do país a ser avaliada em mais de US$ 500 bilhões e ultrapassar o Facebook como a quinta empresa mais valiosa do mundo.

O lucro da companhia saltou com a popularidade de seus jogos para smartphones liderada por títulos como Honour of Kings —um jogo de fantasia que promove a interpretação de papéis, com tantos usuários ativos quanto a população da Alemanha.

Também impulsionando o seu resultado, o aplicativo WeChat, que realiza desde troca de mensagens até pagamentos, chegou a 980 milhões de usuários ativos mensais, com 38 bilhões de mensagens enviadas diariamente, enquanto o Tencent Video, seu equivalente ao YouTube, se tornou o serviço de transmissão com maior base de assinantes da China.

Esse sucesso ajudou as ações da Tencent a mais do que dobrarem de valor este ano, tornando-a a companhia mais valiosa da Ásia, avaliada em US$ 522 bilhões na terça-feira (21), e ultrapassando com facilidade o aumento de 36% do índice de referência Hang Seng Index.

Com isso, a empresa bateu o valor de mercado do Facebook na segunda-feira de US$ 519 bilhões. Somente a Apple, com uma capitalização de mercado de cerca de US$ 873 bilhões, seguida por Alphabet Inc, Microsoft Corp e Amazon valem mais.

Liderada pelo bilionário chinês Pony Ma, a Tencent reportou este mês um aumento maior que o esperado de 69% no lucro líquido do terceiro trimestre.

"O alto crescimento da Tencent, conforme demonstrado por seus resultados trimestrais, sustentou o rali da ação", disse o diretor de vendas da UOB Kay Hian, Steven Leung.


Endereço da página: