Folha de S. Paulo


Banco Central e CVM alertam sobre especulação com criptomoedas

Jim Urquhart - 31.jan.14/Reuters
Some of Bitcoin enthusiast Mike Caldwell's coins are pictured at his office in this file photo illustration in Sandy, Utah January 31, 2014. Mt. Gox, once the world's largest bitcoin exchange, filed for U.S. Bankruptcy in Dallas late Sunday, a move that will temporarily put U.S. legal action on hold against the Japanese company. REUTERS/Jim Urquhart/Files REUTERS/Jim Urquhart (UNITED STATES - Tags: BUSINESS) ORG XMIT: TOR909
Moedas bitcoin em foto de ilustração em Sandy, Utah (EUA)

O Banco Central publicou, nesta quinta-feira (16), um comunicado alertando a respeito dos riscos do uso de bitcoins como forma de investimento.

O alerta é para a possibilidade de perda de todo o capital investido, já que a variação de preços é alta e está sujeita "a riscos imponderáveis", afirma a autarquia.

"[As criptomoedas] não são emitidas nem garantidas por qualquer autoridade monetária, por isso não têm garantia de conversão para moedas soberanas, e tampouco são lastreadas em ativo real de qualquer espécie, ficando todo o risco com os detentores", diz a nota.

O QUE SÃO CRIPTOMOEDAS?
O que são e para que servem

O órgão reitera, porém, que segue a tendência de outros bancos centrais e não pretende regular ou restringir o uso dessas moedas virtuais, como bitcoin e ethereum.

Não é a primeira vez que o Banco Central brasileiro se manifesta sobre o assunto. O presidente do BC, Ilan Goldfajn, disse em entrevista ao "Correio Braziliense" nesta terça-feira (14) que o bitcoin tem dois papéis: "acobertar dinheiro ilícito" e "gente que compra para valorizar".

O alerta da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), também divulgado nesta quinta, é sobre "initial coin offerings", nome dado às captações de recursos em moedas recém-lançadas no mercado.

Em uma série de perguntas e respostas, a CVM diz que há risco de fraudes e pirâmides financeiras nesse tipo de operação, além de possibilidade de serem usadas para lavagem de dinheiro e evasão fiscal.


Endereço da página:

Links no texto: