Folha de S. Paulo


American Express lança negócio de pagamentos baseado em blockchain

Mike Blake - 17.out.2011/Reuters
American Express and American Express corporate cards are pictured in Encinitas, California in this file photo from October 17, 2011. The credit card company announced its quarterly profit more than doubled January 16, 2014 as it gained from higher consumer spending during the U.S. holiday season. REUTERS/Mike Blake/Files (UNITED STATES - Tags: BUSINESS EMPLOYMENT) ORG XMIT: TOR104
Blockchain é um sistema capaz de criar banco de dados único, seguro e certificado

A American Express introduziu pagamentos instantâneos baseados em blockchain (sistema capaz de criar banco de dados único, seguro e certificado) usando a Ripple, uma fintech para clientes corporativos dos Estados Unidos enviarem fundos para empresas com sede no Reino Unido, disseram as companhias nesta quinta-feira (16).

As empresas financeiras esperam que a nova tecnologia possa reduzir o custo e a complexidade de processos pesados, como a liquidação de títulos e os pagamentos internacionais, mas muitos dizem que o uso generalizado da tecnologia ainda está a vários anos de distância.

A American Express informou que o negócio FX International Payments (FXIP) tinha se associado à Ripple para fornecer pagamentos sem cartão de crédito em tempo real dos EUA para o Reino Unido. Os clientes já estão usando o serviço, que será ampliado no futuro, disseram as empresas.

Isso marca um dos primeiros usos principais do blockchain, um banco de dados de transações compartilhado e mantido por uma rede de computadores na internet, que ficou conhecida como o sistema que suporta a bitcoin.

A Ripple, cujo foco principal é o pagamento transfronteiriço baseado em blockchain, opera com muitos grandes bancos e é financiada por empresas como Santander UK, Standard Chartered, Accenture e SBI Holdings.

"As transferências que costumavam levar dias serão concluídas em tempo real, permitindo que o dinheiro se mova tão rápido quanto os negócios de hoje", disse o presidente-executivo da Ripple, Brad Garlinghouse, em comunicado.


Endereço da página: