Folha de S. Paulo


Meirelles muda o tom e agora fala em aprovação da Previdência neste ano

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, passou a projetar nesta quinta-feira (26) que a reforma da Previdência pode ser aprovada neste ano, depois de falar nesta semana em segunda quinzena de novembro.

"Quando eu falei em segunda quinzena de novembro foi uma estimativa, algo que pode ocorrer. O importante é que ela seja aprovada neste ano porque 2018 é um ano eleitoral", disse ele a repórteres após participar de evento em São Paulo.

Meirelles mudou o tom depois que a Câmara dos Deputados rejeitou a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer na noite passada, mas sinalizou —com o placar abaixo do esperado pelo governo e a demora de parlamentares da base em marcar presença na votação— que o Planalto deve encontrar dificuldades para tocar sua agenda.

Segundo analistas, esse cenário afeta ainda mais o já combalido poder sobre a agenda legislativa do presidente e o deixa ainda mais refém do Congresso.

Diante disso, Meirelles se encontrou nesta manhã com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mobilização da equipe econômica que envolveu ainda o ministro da Planejamento, Dyogo Oliveira, para retomar as negociações sobre a reforma da Previdência.

"A conversa com Rodrigo Maia foi muito positiva. Estamos trabalhando intensamente e vamos nos reunir agora com um grupo de parlamentares", completou Meirelles.

O ministro aproveitou ainda para pressionar para que, encerrada a questão sobre a segunda denúncia contra Temer, a Previdência tome o centro das atenções no Congresso.

"Nossa discussão é econômica, não é uma discussão política. A agenda segue com rigor e o Congresso tem tempo agora para se dedicar a todos esses projetos [de reformas]. É a hora da reforma da Previdência", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: