Folha de S. Paulo


Airbnb lança complexo de apartamentos na Flórida

Paulo Pinto/CBJ
A judoca Stefannie Arissa Koyama, que disputará o Mundial de Budapeste pela seleção brasileira
Logo do Airbnb é visto em Los Angeles, nos Estados Unidos

O Airbnb lançou um complexo de apartamentos com a sua marca na Flórida, ampliando os desafios às operadores tradicionais de hotéis, que já foram afetadas negativamente em cidades do mundo todo pela concorrência com o serviço de reserva de acomodações.

O complexo de 300 apartamentos para locação em Kissimmee, perto de Orlando, será construído pela incorporadora de imóveis norte-americana Newgard Development Group, que deterá a propriedade dos imóveis, mas terá uma nova marca, "Nildo powered by Airbnb".

A parceria é a primeira da empresa de locação de imóveis sediada em San Francisco com uma companhia do ramo imobiliário, e coloca o Airbnb em confronto com cadeias de hotéis que se unem a incorporadoras para oferecer apartamentos dotados de serviços de hotelaria, como a Marriott International.

Jaja Jackson, que comanda os projetos de habitação multifamiliar do Airbnb, deu a entender que outros complexos parecidos já estavam sendo planejados. "Isso é algo que se enquadra filosoficamente à nossa estratégia de longo prazo", disse.

O projeto surge em um momento em que grupos imobiliários norte-americanos buscam se adaptar à ascensão da "economia do compartilhamento". Eles estão construindo, por exemplo, edifícios residenciais com menos vagas de estacionamento e oferecendo descontos aos moradores em corridas pela Uber.

Harvey Hernandez, presidente-executivo da Newgard, disse que a empresa planeja construir dois mil apartamentos para locação com a marca Airbnb nos dois próximos anos. Os inquilinos que alugarem os apartamentos estarão autorizados a sublocá-los via Airbnb por até 180 dias a cada ano.

"Isso é só o começo. Queremos levar o compartilhamento de acomodações a todos os lugares que pudermos nos Estados Unidos", ele disse, acrescentando que a Newgard estava trabalhando com o Airbnb para escolher os melhores bairros e os melhores projetos para cinco outros complexos de apartamentos.

O edifício de Kissimmeee deve ser inaugurado no ano que vem e inclui recursos como portas sem chave e armazenagem segura, facilidades para os inquilinos de longo prazo sublocarem suas acomodações quando não estiverem em casa.

A Newgard, o Airbnb e o inquilino extrairão renda das sublocações por curto prazo, com a Newgard recebendo 25% do valor de locação, o Airbnb, 3% —a mesma comissão que cobra de todos os seus anfitriões— e o inquilino ficando com o restante.

O Airbnb tem mais de três milhões de imóveis listados em seu aplicativo, e os analistas estimam que a empresa tenha realizado mais de US$ 3 bilhões em reservas no ano passado.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: