Folha de S. Paulo


Curso de pós em História Econômica da USP tem nota baixa e pode fechar

Ines Bonduki/Folhapress
ORG XMIT: AGEN1209171745508513 SAO PAULO, BRASIL, 31-01-2013: Prédio da Faculdade de História e Geografia, da FFLCH-USP, na Cidade Universitária (Foto:Ines Bonduki/Folhapress, REVISTA SAO PAULO) **EXCLUSIVO REVISTA, N�O UTILIZAR SEM AUTORIZA��O DA EDITORIA**
Prédio das faculdades de História e Geografia, da FFLCH (USP), na Cidade Universitária, em São Paulo

Professores do curso de pós-graduação de História Econômica da USP criticaram os métodos de avaliação da Capes, que atribuiu ao curso de doutorado da instituição a nota dois.

As notas da agência vão de um a sete, sendo que seis e sete são atribuídas aos cursos considerados excelentes.

Notas um e dois são consideradas abaixo dos padrões mínimos e têm como consequência o descredenciamento. Programas descredenciados não podem fazer matrículas, mas têm a obrigação de titular os alunos até que a última turma se encerre.

Os professores e coordenadores afirmam que a avaliação é "distorcida" e argumentam que os critérios privilegiam áreas de exatas.

"Critérios marcadamente quantitativos da Capes ignoram a alta qualidade de nossas disciplinas, de nossos docentes e de suas publicações", afirma o texto divulgado pela coordenação.

A nota atribuída ao programa ainda não é final. A coordenação está preparando um recurso que precisa ser submetido à agência até o dia 20 de outubro.

O programa de História Econômica da USP foi um dos primeiros do país e é único na área. Entre antigos docentes estão o historiador francês Fernand Braudel e o brasileiro Caio Prado Júnior.


Endereço da página: