Folha de S. Paulo


Uber muda tática e suspende serviço mais barato sem licença na Noruega

Toby Melville - 28.out.16/Reuters
FILE PHOTO: The Uber app logo is seen on a mobile telephone in this October 28, 2016 photo illustration. REUTERS/Toby Melville/Illustration/File Photo ORG XMIT: SIN300
Usuário mostra aplicativo da Uber

A Uber disse nesta segunda-feira (9) que suspenderá o seu serviço UberPOP (modalidade mais barata), que opera sem licença em Oslo, até que a Noruega introduza novas regras, com o aplicativo norte-americano adotando um tom mais conciliador com as autoridades nacionais.

O movimento acontece após uma suspensão similar na Finlândia em julho, por um ano, para permitir que uma nova lei de táxis entre em vigor. No entanto, não há data definida para a reintrodução do UberPOP na Noruega.

A companhia de transportes urbanos norte-americana tem sofrido pressão dos serviços de táxi tradicionais e reguladores por toda a Europa, que a acusam de competição desleal e de contornar regras locais.

"Aprendemos da maneira mais difícil que devemos mudar como empresa para atender os milhões de passageiros e motoristas que dependem de nós. Com nosso novo presidente-executivo Dara Khosrowshahi a bordo, é uma nova era para a Uber", disse a empresa em um comunicado.

O UberPOP será interrompido em 30 de outubro, enquanto os serviços licenciados da Uber, UberBLACK e UberXXL, continuarão a funcionar como normal.

Em setembro, a Transport for London (TfL), agência que regula o setor na cidade, anunciou que não renovará a licença da Uber, no mais recente revés da companhia com autoridades europeias.

A decisão caracterizou a operadora de serviços de carros como "inapropriada e inapta".


Endereço da página:

Links no texto: