Folha de S. Paulo


Produção de veículos cai em setembro mas acumula alta de 27% no ano

Nacho Doce - 13.ago.2013/Reuters
Trabalhadores na produção de automóveis da montadora Ford, em São Bernardo do Campo (SP). O Governo pode elevar a quantidade exigida de auto-peças brasileiras em um véiculo para que as montadoras recebam os incentivos fiscais previstos no regime automotivo. *** Brazilian workers polish Ford cars on a assembly line at Sao Bernardo do Campo Ford plant, near Sao Paulo August 13, 2013. The pace of vehicle production in Brazil slipped in July to the lowest daily rate in five months as factories, facing sagging consumer confidence, scaled back output, industry data showed on August, 6. Anfavea, the national automakers association, said automobile production in Brazil fell 2.7 percent from June, even though July had three additional work days. Factories produced about 13,600 cars a day, the lowest rate since February. REUTERS/Nacho Doce (BRAZIL - Tags: TRANSPORT BUSINESS EMPLOYMENT)
Trabalhadores na produção de automóveis da montadora Ford, em São Bernardo do Campo (SP)

A produção de veículos no Brasil cresceu 27% entre janeiro e setembro de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram produzidas 1,98 milhão de unidades no período, entre carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões.

Os dados foram divulgados pela Anfavea, associação que representa as montadoras instaladas no Brasil, nesta quinta-feira (5).

Na comparação com agosto, houve queda de 9,2% na fabricação de autos. A oscilação é considerada normal pela Anfavea.

As vendas internas chegaram a 199 mil unidades em setembro. Houve queda de 8% na comparação com agosto, mas crescimento de 24,5% sobre setembro de 2016 —que foi o pior mês de vendas no ano passado. Os dados incluem carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões.

O estoque é suficiente para atender a 33 dias de vendas, número considerado adequado pela Anfavea.

O número de trabalhadores cresceu 1,3% no acumulado do ano.

EXPORTAÇÕES

As exportações, que cresceram 55,7% entre janeiro e setembro, ajudam a explicar a alta da produção.

A Volkswagen está na frente nesse segmento, com crescimento de 76% no acumulado de 2017. A montadora já enviou 125 mil carros ao exterior neste ano. Os principais mercados para os carros brasileiros da marca são Argentina, México, Colômbia, Chile, Uruguai e Peru.

ROTA 2030

O atraso nas definições do Rota 2030, política industrial que vai substituir o Inovar-Auto, já era aguardado pela entidade. A divulgação das metas do regime, previstas para agosto e postergadas para outubro, ainda não ocorreu.

"Trabalhamos com a perspectiva de ter uma definição até o fim do ano. É um plano complexo, há muitas negociações ocorrendo. Primeiro se discutem conceitos, avançamos muito nesse ponto. Agora são discutidas as métricas, os detalhes", disse Rogelio Golfarb, vice-presidente da Anfavea.

De acordo com o executivo, os departamentos jurídicos das montadoras e o governo avaliam se será necessário estabelecer a noventena entre o anúncio das metas e a implementação do Rota 2030. É provável que o período não seja obrigatório. A expectativa é de que o novo regime entre em vigor até abril de 2018.


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