Folha de S. Paulo


Multinacional de tecnologia Totvs lança espaço para apoiar start-ups

Divulgação/Google
Empreendedores em projeto do Google: Totvs também lança espaço para apoiar start-ups
Empreendedores em projeto do Google: Totvs também lança espaço para apoiar start-ups

A Totvs, multinacional de tecnologia brasileira, apresentou nesta sexta-feira (29) o iDEXO, espaço que reunirá start-ups apoiadas por ela e parceiros.

Com 180 estações de trabalho, o local deve abrigar cerca de 40 start-ups em área da sede da empresa, na zona norte de São Paulo.

Ali, serão realizados processos de aceleração de empresas com duração de três meses. As primeiras start-ups devem ser escolhidas a partir de novembro.

Gustavo Torres, diretor do iDEXO, afirma que a proposta é criar conexões que ajudem empresas inovadoras a superar os desafios de crescimento.

"Mais de 95% das ideias no Brasil acabam morrendo por falta de fôlego. Vamos ajudar essas empresas, responsáveis pela transformação digital no país", afirmou.

As start-ups apoiadas serão selecionadas pela Totvs em conjunto com empresas associadas ao iDEXO, que formarão um comitê para discutir temas de interesse.

Entre os setores que deverão estar representados no comitê estão o de agricultura, financeiro, educação e saúde. Esses parceiros deverão buscar start-ups que usem tecnologia de inteligência artificial, internet das coisas e blockchain (sistema de registro de informações distribuído, base da moeda digital bitcoin).

O processo de aceleração contará com mentorias das empresas associadas e da escola sueca Hyper Island.

As start-ups terão acesso a um espaço com material para fazer protótipos digitais, como impressoras 3D e circuitos para construção de hardware.

Os parceiros do iDEXO terão preferência para investir nas start-ups aceleradas após o período de apoio.

Ao final do programa, as start-ups poderão ser alocadas em coworkings de diferentes regiões do Brasil que se tornarem parceiros do iDEXO.

Laércio Cosentino, presidente da Totvs, afirma que o lançamento do iDEXO faz parte da transformação digital da empresa para se manter atualizada com as tendências atuais.

"Muitas coisas que fizeram a Totvs se tornar líder de mercado podem não fazer mais diferença daqui a quatro anos. Se quisermos criar a empresa do futuro, temos de compartilhar. É isso o que estamos fazendo."

O primeiro associado ao iDEXO confirmado é o banco ABC.

O iDEXO funcionará como uma instituição sem fins lucrativos. Seu nome vem do slogan "Ideias Exponenciais". A Totvs não informou o valor investido na iniciativa.

ESPAÇOS DE INOVAÇÃO

O anúncio da empresa acontece em meio ao aumento do interesse de grandes companhias pelo desenvolvimento de espaços de interação com start-ups.

O Bradesco deve abrir, até o final deste ano, o Habitat, prédio que abrigará start-ups e departamentos de pesquisa de grandes empresas.

O Cubo, espaço semelhante do Itaú com dois anos de existência, irá quadruplicar sua área no primeiro semestre de 2018, para abrigar mais de 200 empresas.

Outras iniciativas anunciadas recentemente são do Facebook, também em São Paulo, e da Oi, no Rio de Janeiro.


Endereço da página: