Folha de S. Paulo


Doria diz que Netflix e Spotify são ricos e não deveriam repassar imposto a clientes

Eduardo Knapp/Folhapress
Sao Paulo, SP, BRASIL, 08-04-2017: Entrevista exclusiva para a FOLHA com o Prefeito de Sao Paulo, Joao Doria -PSDB, na sede da Prefeitura. Com popularidade em alta, Doria competa 100 dias de gestao no cargo de Prefeito (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress, COTIDIANO).
O prefeito João Doria (PSDB) na sede da prefeitura de São Paulo

Em vídeo publicado no YouTube, o prefeito João Doria (PSDB) defendeu a cobrança de impostos sobre serviços de streaming, como Netflix e Spotify.

Segundo Doria, empresas como Netflix e Spotify têm dinheiro suficiente para pagar impostos sem aumentar preços para o consumidor.

A prefeitura enviou para a Câmara dos Vereadores na semana passada projeto de lei propondo que o streaming (entre outras categorias) passe a ser tributado com alíquota de 2,9%.

"Aqui em São Paulo, não tem conversa, vai pagar imposto, sim. E não deve aumentar o valor do serviço prestado à população. Tira da sua margem. O dono da Netflix é bilionário, não tenho nada contra isso. Da Spotify também, nada contra. Mas não venha querer ganhar em cima do consumidor, que paga, e paga bem, pelos serviços."

Doria

No vídeo, ele argumenta que a cobrança do imposto é resultado da Reforma do Iss, sancionada no ano passado pelo governo federal.

Doria também afirmou que as empresas pagam impostos em outros países e que não seria justo que isso fosse diferente no Brasil.

Segundo Doria, não são justas nem corretas ações das empresas nas redes sociais impondo aos prefeitos que não cobrem impostos dos serviços.

O prefeito afirma no vídeo não ter nada contra o Netflix, que ele presta um serviço excelente e que ele e sua família é cliente dele.


Endereço da página:

Links no texto: