Folha de S. Paulo


Inteligência artificial pode entrar em negociação comercial

Ricardo Nogueira-1º.dez.2010/Folhapress
430901_1.tif. SANTOS, BRASIL, DINHEIRO, 01.12.2010 û Movimenta¸Òo de contineres no Porto de Santos û Pßtio da empresa Libra Terminais lotado de conteineres, em Santos, litoral sul de SÒo Paulo. (Foto: Ricardo Nogueira/Folhapress).###especial###
Movimentação de contêineres no Porto de Santos, no litoral paulista

O braço brasileiro da ICC (International Chamber of Commerce), maior organização empresarial do mundo, levará à OMC (Organização Mundial do Comércio) proposta para usar inteligência artificial em negociações comerciais.

Daniel Feffer, presidente do conselho da ICC Brasil, lança o projeto na quarta-feira (27), em Genebra. A ideia é criar uma tecnologia que reduza a subjetividade nas negociações e gere eficiência.

"Hoje, uma negociação começa com planilhas de Excel. Se houver uma ferramenta que mostre os produtos que as partes negociaram nos últimos anos, o processo decisório ficará mais rápido", diz Gabriel Petrus, diretor do ICC Brasil.

O primeiro passo é ligar pesquisadores a entidades de comércio para adaptar as negociações aos usos que podem ser feitos do blockchain.

A tecnologia do blockchain é famosa por seu papel na moeda virtual bitcoin, mas ela também serve para armazenar informações médicas e dados financeiros.

Além de desburocratizar, a entidade pretende usar o blockchain para reduzir riscos no financiamento do crédito à exportação e para digitalizar as cartas de crédito, usada pelos bancos como garantia em exportações.

Em dezembro, na 11º reunião ministerial da OMC em Buenos Aires, a entidade vai publicar recomendações.


Endereço da página: