Folha de S. Paulo


Pequenas empresas dão roupa nova ao café com pão

Divulgação
Embalagens do Projeto Colibri, padaria artesanal de São Paulo
Pães do Projeto Colibri, padaria artesanal de São Paulo, enrolados em panos

Além de permitir sua reutilização depois que o produto já foi consumido, as novas embalagens também são funcionais, como um pacote de café que já vem com coador.

A bebida e outros produtos simples, como o pão, pedem invólucros mais elaborados.

Isso porque o cliente nem cogita que há algo de novo a ser explorado na embalagem desses itens, segundo Gabriel Rossi, especialista em marcas e professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

"Memória afetiva é algo complicado, a maioria ainda associa pão aos sacos de papel e café ao coador, ou, numa versão mais moderna, às cápsulas", diz Rossi.

A Santa Mônica, que produz cafés premium, criou um minicoador para ser usado direto na xícara, o Drip Coffee.

A ideia é usar a embalagem como diferencial para se apresentar aos potenciais clientes no mercado de varejo. Até 2016, a empresa só vendia seus produtos para hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos.

"Como não somos conhecidos do público, criar algo diferente nos ajuda a tentar convencer o consumidor a experimentar nosso produto", diz Marcelo Moscofian, diretor da Santa Mônica.

TECIDO DOBRADO

No Projeto Colibri, padaria artesanal em São Paulo, os pães são acondicionados em tecido reutilizável, dobrado com base na técnica japonesa do "furoshiki", segundo a cozinheira Letícia Gouveia, sócia da empresa.

"Adotei os embrulhos para diminuir a produção de lixo, mas se tornaram um diferencial de mercado", diz.

A ideia é que os clientes regulares tragam de volta seus pacotes antes de levar uma nova leva de pães.

Contudo, a nova embalagem não pode ser incomum a ponto de não indicar claramente qual é o produto contido ali dentro, aponta Rossi.

"Há casos de grandes empresas que mudaram o pacote e tiveram que voltar atrás, porque o público não entendeu a mudança", diz.


Endereço da página: